quinta-feira, 9 de junho de 2016

Turma Querida de 1974


Mudo hoje o objeto que mais foco no meu blog, que é ciência e fé, para ressaltar um tema muito caro para mim; a amizade. Sou natural da cidade de Castro-PR, que carinhosamente e de modo ufanista chamo de “Capital do Mundo”, o que não deixa de ser verdade, pois nasci lá, portanto, é o centro do Mundo para mim. 

Mas o efeito colateral de eu estar vivendo longe, é que precisei me afastar dos meus amigos, muitos deles do meu tempo de escola quando cursei o segundo grau; naquela época chamado de Científico. Especificamente a Turma de 1974. Creio que o último dia de aula que tivemos não nos atentamos quando o professor ou professora fez a última chamada. Naquele dia em que os nossos nomes ecoaram pela derradeira vez dentro do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, nossos sonhos e pretensões, pelo menos para a maioria, estavam fora da nossa cidade, pois as faculdades ficavam em outras cidades. E não conseguimos mensurar com exatidão a importância dessa “última chamada”.


E aí começou o distanciamento, cada um em busca de seus sonhos e aspirações, quando novas amizades foram feitas e embora lembrássemos algumas vezes desses colegas de escola, o tempo e a distância foram esfriando esse relacionamento. Porém, três colegas, inconformados com o nosso distanciamento (Ana Maria, Tereza Cristina e Sérgio Geisler), resolveram encurtar a distância e entrelaçar nosso grupo pelo WhatsApp, e a partir daí sugeriram encontros, o primeiro realizado em maio e o seguinte no dia 12 de junho de 2016, ou seja: 42 anos após a nossa “última chamada”. Confesso que voltei no tempo, lembrei-me das situações cômicas que ocorriam em sala de aula, e nos apelidos como: Loko, Shula, Sabugo, Pinga, Sabiá e por aí vai. Foi emocionante aguardar os dias que faltavam para o encontro, me senti como um adolescente. Sentimento muito bom que com relação a esses amigos estava se esvaecendo na memória. Mas, pudemos ver que não estava apagado, e sim escondido num cantinho do nosso cérebro, ou melhor, da nossa alma.


E, parafraseando Francis Bacon, podemos dizer que ter amigos é bom pois multiplicamos as alegrias e dividimos as tristezas. E não podemos nem devemos também nos esquecer de um ditado bíblico que está no livro de Proverbios 18:24: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão”. Essa é uma verdade que precisamos lembrar sempre.


No nosso primeiro reencontro, visitamos a nossa antiga escola, rimos, visitamos lugares turísticos, tiramos fotos e pudemos sentir que o tempo e a distância não venceram nossa amizade e que as lembranças afloraram muito vivas e temos conversado desde então em grupo pelo WhatsApp, e também em particular. Vimos e sentimos que aquilo que nasceu na adolescência continua forte e verdadeiro até agora. Não somos somente um número na lista de chamada, somos muito mais que isso, somos Amigos. E saibam meus amigos queridos, fiquei feliz com nosso reencontro, muito feliz, obrigado por vocês existirem. Pois como disse Elmer G Letterman: “Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos”. Portanto, deixo abaixo as palavras de um amigo especial e único ao qual me uni de forma indissolúvel (coincidentemente em 1974) e que me acompanha por onde eu vou me ajudando em tudo pois Ele age como nosso irmão mais velho. Esse amigo é Jesus Cristo, e em João 15 de 12 a 15 ele diz: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.



















































8 comentários:

  1. Amigo Pianowski, vejo que o dia a dia nesses 42 anos nao nos modificou em nada, continuamos ingenuos e puros, isso me faz um bem danado. Para mim sinto que o tempo parou..........Um forte abraco a todos da TURMA QUERIDA DE 1974.
    Amauri (Loko)

    ResponderExcluir
  2. Verdade meu amigo, precisamos nos reencontrar logo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito lindas e verdadeiras suas palavras.... como foi bom nosso reencontro. Descobrimos que mesmo que o tempo tenha passado continuamos os mesmos adolescentes. Alcançamos nossos objetivos e mesmo separados temos um.cantinho no coração onde estão guardados os amigos do Científico de1974...abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito lindas e verdadeiras suas palavras.... como foi bom nosso reencontro. Descobrimos que mesmo que o tempo tenha passado continuamos os mesmos adolescentes. Alcançamos nossos objetivos e mesmo separados temos um.cantinho no coração onde estão guardados os amigos do Científico de1974...abraços

    ResponderExcluir
  5. Ana, q bom, que vcs fizeram esse reencontro. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. " Só existe uma coisa melhor que fazer novos amigos: conservar os velhos."
    Com esta frase você disse tudo.Parabens
    Sabiá, 09/06/2016

    ResponderExcluir
  7. " Só existe uma coisa melhor que fazer novos amigos: conservar os velhos."
    Com esta frase você disse tudo.Parabens
    Sabiá, 09/06/2016

    ResponderExcluir