segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O ANIVERSARIANTE


  

   Muitos no mundo ainda não abriram seu verdadeiro presente de Natal.  A maioria nem sabe o que ele significa. Como explicar um presente tão maravilhoso, a “Salvação”, para aqueles que olham as festas que os cristãos fazem? Olham encantados as lojas enfeitadas, papais noéis gorduchos com seus oh oh ohs tão conhecidos. Vende-se de tudo como motivo para presentear nessa data; entre tantas possibilidades de presentes, até aqueles que o aniversariante nem mesmo aprovaria. É uma festa na qual todos ganham, principalmente os convidados. Porém, para quem é essa festa? Por mais que se tenha enfeites, balões, árvores multicoloridas, presentes, comidas e bebidas, em muitas casas falta o detalhe principal: O aniversariante; falta Jesus. Em meio a tantas comemorações e convites, o convite principal não é enviado e Ele muitas vezes não é aceito na sua própria festa.
   Tornamo-nos melhores, ajudamos instituições, cooperamos mais com os necessitados, porque essa época é uma época especial. Porém esse mesmo aniversariante, que insistimos em comemorar todo dia 25 de Dezembro, quer nascer “todo dia” em nosso coração, como está em Mateus 28,20 [...] E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Então para nós, Cristãos, o natal é todo dia. Todo dia é dia de fazermos o bem, sermos gentis e nos lembrarmos do nosso Aniversariante diário. 
    “Um homem pode olhar para o chão e ser ateu, mas é impossível que ele olhe para os céus e não admita a existência de Deus”, dizia o ex presidente americano Abraham Lincoln. Nesta época de fim de ano, podemos dizer que é impossível passar pelo Natal sem nos lembrarmos de Jesus Cristo. Queiram ou não, ele dividiu o tempo em antes e depois Dele. Aceitem ou não, estamos no ano 2010, “depois” Dele. Nada marcou o mundo como Ele, nem guerras, tragédias e pestes foram tão impactantes quanto seu nascimento, sua vida, morte e ressurreição. E mesmo assim, muitos o desconsideram, até mesmo alguns “cristãos”, que não O convidam para a festa na sua casa ou até em seu coração.
   Portanto, precisamos dar um tempo para nós mesmos nessa época e lembrar o aniversariante. Parar um pouco o sufoco do dia a dia, largar os fardos pesados (e porque não nos ombros Dele?)  e comemorar. Esses fardos parecem presentes de grego, porém, Ele quer levar os nossos problemas e nossas angústias como está em I Pedro 5,7: lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.  Nessa época esplendorosa, devemos refletir sobre o nosso dia a dia e nos alegrarmos pelo presente de 2000 e tantos anos atrás. Esse presente continua atualíssimo, nada consegue superá-lo em beleza, qualidade, utilidade.
   Que aniversariante maravilhoso! morreu por nós e como presente quer que nós vivamos por Ele! Como é muito mais fácil viver do que morrer! Ele se doou para nós e por nós. Agora precisamos repartir esse presente, com todos os que conhecemos; amigos, parentes, tanta gente que não sabe o que significa o real brilho da estrela de Belém. Até se alegram no Natal, pois recebem presentes, comem, bebem e se divertem. Mas, passados esses dias, voltam a uma vida triste e vazia, quem sabe esperando o Natal do próximo ano. Que possamos presentear com o bom presente; espalhar a boa nova, viver com Cristo e por Cristo. Amar a Deus sobre todas as coisas e com nossos atos sermos testemunhas vivas do amor absoluto que é Jesus.
   Que os enfeites, as bolas brilhantes, os laços extravagantes nas caixas dos presentes sejam muito bonitos e que possam lembrar a Luz real e inesgotável do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que a presença Dele seja diária nas nossas vidas, que possamos nos regozijar sempre e que o mundo não O veja só como um simbolo do Cristianismo mas sim como Emanuel, Deus conosco eternamente.

FELIZ NATAL JESUS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário