segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DEUS NÃO JOGA DADOS


DEUS NÃO JOGA DADOS

Essa frase de Einstein mexe com muita gente; alguns acham que ele cria em Deus, outros, ao contrário, acham que ele era ateu convicto. Porém, o que eu gostaria de refletir nesse caso não é se Einstein era ou não crente, até porque, isso não deveria influenciar nossa fé, pois ela se baseia unicamente no Deus Altíssimo que tudo pode e tudo faz. Porém, gostaria de refletir nessa afirmação de Einstein da seguinte forma: “Deus não precisa fazer mágica”.


Muitas pessoas podem perceber como tudo no Universo se encaixa, desde o micro até o macro, de um átomo a uma galáxia. Elas aprendem que existe explicação para tudo e essas explicações eliminam a possibilidade do sobrenatural para elas. E por não verem esse “misticismo” no qual alguns crêem, elas supõem então que não existe Deus, pois não existem “mágicas” nas explicações cientificas. E essa concepção errônea de que “há” necessidade de “fatos mágicos” na explicação e no funcionamento das coisas criadas por Deus leva muitos a duvidarem e a se tornarem ateus ou agnósticos. Essa necessidade absurda do sobrenatural em tudo leva ao erro e ou à incredulidade.


Mas vamos tentar imaginar como Deus fez o Universo, digo tentar, porque ninguém pode vasculhar os pensamentos de Deus. Porém, para efeito de estudo, podemos conjecturar sem ferir a soberania Daquele que tudo criou e mantém.


Isaías 55- 8 e9.


Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.


Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.


Para isso vamos imaginar alguns fatos que ocorrem a nossa volta:


1-Como Deus fez os planetas flutuando no ar? Foram suspensos por mágicas da sua mão poderosa?


Não, Deus usou seu poder para criar planetas, estrelas e outros corpos estelares, todos regidos por ações (que hoje a física e a astronomia explicam) inerentes ao seu peso, sua gravidade, sua velocidade, enfim, tudo que permitisse ao Universo existir de maneira equilibrada e sem necessidade de “mágicas” diárias para corrigir o que foi feito. 


2-Como fazer com que a abelha pouse na flor e nas suas “patinhas” leve o pólen para fecundar outras flores? Usando mágica? 


Não, Deus criou tudo de maneira a coexistirem harmonicamente no Universo. A abelha precisa do néctar das flores; para isso ela é atraída pelas suas cores e aromas e isso não é mágica, é poder criador da sabedoria suprema de Deus. Isso que hoje entendemos através da Ciência como cadeia alimentar, a meu ver ajuda a desmontar a teoria da evolução, pois se existe uma cadeia alimentar é porque cada espécie necessita da outra. E se assim é, como poderiam existir uns antes dos outros, de forma independente, se necessitam uns dos outros? Gostaria de numa próxima coluna falar mais sobre isso.


3-Porque precisamos respirar? E como fazer com que nossas células recebam o oxigênio?


Deus nos fez seres completos para uma vida na Terra, e para isso, precisamos comer e respirar para termos a energia suficiente para os nossos afazeres diários. Novamente, não temos mágicas constantes acontecendo em nosso corpo, mas sim algo maravilhosamente ordenado e coordenado para todas as nossas necessidades. Isso em si só é extremamente fantástico, pois a perfeição do trabalho é tão grande que nenhuma máquina que o homem possa fazer chegará ao mínimo da perfeição da divina criação do corpo humano.

Quantas perguntas poderiam surgir se fossemos pensar em cada reação e ação que ocorre em nosso organismo. Porém, a questão não é respondermos uma a uma e sim compreendermos que Deus fez o homem com perfeição e não usou nada que necessitasse de “mágicas” diárias para a nossa manutenção. Então, para o dia a dia estamos prontos e somos iguais, todos somos “criaturas” de Deus. Porém, o maravilhoso aqui é que àqueles que aceitarem Jesus como seu único e suficiente Salvador passarão a ser “filhos” de Deus; e à esses, imediatamente será concedido o direito de habitar com Ele. Isso e os milagres que acompanham nossa vida fazem parte do sobrenatural de Deus. E eu entendo que quando buscamos a Deus em primeiro lugar, como a Sua palavra orienta, as outras coisas serão acrescentadas, e entre elas muitas coisas sobrenaturais também.


Portanto, Deus fez o mundo de maneira que haja explicação do seu funcionamento, porém sem a compreensão total de como tudo foi criado, pois até hoje os cientistas não conseguem explicar o que havia antes do Big Bang. Não há necessidade de buscarmos sempre coisas espetaculares ou “mágicas” em tudo. Podemos ver o poder de Deus nas coisas naturais e simples também, porque d’Ele, por Ele e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. (Romanos 11;36)


As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deut 29,29

5 comentários:

  1. Parabéns por este maravilhoso espaço e pelo relato fantástico! Continue engrandecendo ao Deus Verdadeiro, Nosso Criador!

    ResponderExcluir
  2. Bastante pertinente esse artigo, você escreve com riqueza de detalhes, estou maravilhada..Parabéns! Que Deus abençõe continuamente sua vida e sua família!



    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Grato minha irmã, eu lhe mandei um Email, só para constar que estarei em Taubaté com a minha esposa hoje (11-05) falando num encontro da Adhonep.
    A Paz

    ResponderExcluir
  4. Doutor Pianowski, posso dizer que tu certamente és uma benção de Deus e ao ler algumas coisas em seu blog. percebo como Deus usa e ainda usará sua vida para continuar a ser benção na vida de muitas pessoas.

    Deus o abençoe e lhe conceda paz e sabedoria a cada dia!

    Um forte abraço
    Adriano Morais

    ResponderExcluir