segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vendo o Invisível


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Hebreus 11:1
Alguém já citou que com a fé passamos a ser diferentes e a viver de maneira diferente, pois começamos a crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. 

Trabalho com isolamento de moléculas que existem em plantas, e para tal, usamos várias ferramentas apropriadas para este procedimento. E muitas vezes lançamos mão de equipamentos sofisticados que detectam espectros de luzes que tais moléculas geram. Muitas vezes, também, temos de buscar um leitor de UV “invisível”, que como o nome diz, permite-nos ver luzes que são emitidas de forma invisível aos nossos olhos, mas que, no entanto, o aparelho consegue detectar. Não vejo tal espectro, mas sei que o equipamento possui um sensor especial para detectar essa luz. Tantas coisas são invisíveis aos nossos olhos, pois eles são despreparados para ver algo microscópico ou enxergar esse tipo de luz não perceptível aos nossos olhos.

A ciência não para de procurar pelo invisível e desconhecido, avanços maravilhosos têm acontecido como temos observado no dia a dia e acompanhamos pelos meios de comunicação. São novas e muitas vezes surpreendentes descobertas. Usamos expressões como: incrível, surpreendente, maravilhoso, quando tomamos conhecimento de uma nova descoberta. Chegamos à conclusão que a ciência pode nos fazer “ver o invisível” e “realizar o impossível”. Quando a ciência realiza algo que considerávamos impossível, usamos a expressão incrível. É incrível e mesmo assim cremos, pois a ciência mostrou. A fé é exatamente isso; crer no incrível ver o invisível e desfrutar o Real de Deus. Real aqui descrito como não fantasioso e também com a conotação de realeza, do reino que iremos habitar.

O Pastor Paul Washer citou em uma pregação: “O que vemos é fantasia e o que não vemos é real”, que frase impactante! Parece tão louca e sem propósito, mas quando pensamos que nesse mundo vivemos por pouco tempo e nossos olhos não veem exatamente tudo que nos rodeia, podemos pensar que esse não é mesmo o verdadeiro mundo. Hoje pesquisadores renomados falam que não existem só três dimensões, ou seja; a largura, altura e profundidade. Eles já apontam no mínimo outras oito dimensões completando 11 no total (até agora). Interessante que Paulo na carta aos Efésios capitulo 3 dos versos 17 a 20 coloca: “que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Reparem que ele deixa transparecer que há mais, muito mais para conhecermos até chegarmos a ser plenos.

Certos cientistas enxergam mais, pois estão usando a ferramenta da Fé como instrumento indispensável para encontrar o impossível. Vejam uma colocação de Isaac Newton: “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta”. Com certeza ele viu o invisível, pela Fé, pois não chegaria a essa conclusão usando apenas as ferramentas da ciência.

Que possamos, através da fé verdadeira, desfrutar da plenitude de Deus obtida por intermédio de seu Filho Jesus, e descansar nos braços invisíveis, mas reais, de Deus que nos acolhem e nos orientam.

Um comentário:

  1. Cada dia que leio suas postagens fico mais impressionado e grato a Deus pela graça e conhecimento que Ele tem concedido a vossa senhoria! Parabéns!

    ResponderExcluir