segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pensamentos humanos, Metas Divinas


                                                       
   Com a proximidade de um novo ano, sempre pensamos nas nossas metas e desejos para um período diferente que se inicia. Como pesquisador, vem sempre à minha mente que perguntas eu devo fazer para receber as respostas que eu quero. Se quiser testar um produto que achamos que atua como analgésico, algumas perguntas surgem: Ele realmente tira a dor? Que testes fazer para comprovar isso? Que dose usar?  Vejam que as minhas respostas vão depender das perguntas exatas que eu faço. Costuma-se dizer no meio científico, que saber fazer a pergunta certa já é meio caminho andado. Quando não sabemos o que perguntar é porque não temos idéia do que queremos.
   E em 2011, o que queremos? Devemos analisar essa pergunta, porém, acrescentando o que queremos com a aprovação de Deus. Quando temos Cristo como nosso Senhor e Salvador, Ele é o centro e nós devemos orbitar segundo as Suas leis. Na ciência tentamos nos reger por leis e teorias que conhecemos e, mesmo assim, muitas vezes erramos. Na vida Cristã, temos o “manual do fabricante”; a Bíblia Sagrada, que nos mostra como devemos viver, o que podemos e o que não podemos fazer. Porém, muitas vezes no findar de um ano, simplesmente nos esquecemos de planejar o novo ano segundo o que Deus quer de nós. Esquecemos a começar pelo básico, de que ao planejar o que fazer, aonde ir, sempre devemos complementar com a frase “Se Deus quiser”. Devemos ter em mente a passagem em Tiago 4:13 a 15:
Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”
   Se nas constantes “pesquisas” de nossa vida realmente fizermos as perguntas certas, teremos como resultado um ano novo em que nada nos assustará, pois o Autor e Consumador de todas as coisas será o nosso Orientador. Orientador sim, como se estivéssemos fazendo um Doutorado para conhecer melhor o nosso Deus. Lembrem-se que Jó depois de tudo o que  passou, chega à maior conclusão da sua vida: “Antes eu te conhecia de ouvir falar, porém hoje meus olhos te veem”. Um tempo da minha vida,  passei por um deserto econômico e por uma ausência de perspectivas para o futuro, porém, sem nunca perder a confiança de que Ele era o meu Provedor. Porém, tinha muito que aprender, e na época morando na distante Chapada dos Guimarães, dentro de um colégio evangélico, eu pude atravessar esse deserto como se o mesmo fosse uma faculdade divina. Além de aprender mais, saí fortalecido Naquele que me sustenta.
   Então que metas teremos para 2011? Novo emprego? Mais dinheiro? Mudança de cidade? Tudo isso pode ser feito e colocado no Altar de Deus, pois só nessa “bancada de laboratório divino” é que as melhores descobertas acontecem. Não precisamos de microscópios ou de telescópios, para ver o micro e o macro, mas sim de olhos abertos às suas verdades e os nossos corações “dissecados”  no Seu altar. Nesse altar, Ele nos vê por inteiro, e é ali que ele nos quer, como verdadeiros adoradores. Portanto, nada de querermos impôr um 2011 de acordo somente com a nossa vontade, vejam que Tiago 4:16 traz uma séria advertência sobre essa nossa tendência de acharmos que podemos e fazemos, vejam:
“Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.”
   Que nesse final de ano possamos sonhar os sonhos de Deus. E teremos então a tranquilidade de termos um 2011 que não será um pesadelo.
Feliz 2011 com Cristo!

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e já estou seguindo.
    Graça e paz...
    Naná :)
    http://sonhoebrigadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir