segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Descobertas do homem, invenções de Deus




Parece estranho afirmarmos que as descobertas dos homens são invenções de Deus. Mas tudo o que está a nossa disposição, descoberto pelo homem para ser usado, já estava inventado por Deus. O homem descobriu que o átomo é formado de pequenas partículas. Invenção de Deus. A luz “viaja” a uma velocidade espetacular de aproximadamente 300.000km/s. Invenção de Deus. O cérebro humano possui bilhões de células especiais, os neurônios, que transmitem e guardam informações. Invenção de Deus. Alguns podem dizer, mas o homem inventou aparelhos que não existiam, porém, todo o principio do funcionamento desse equipamento baseia-se em algo que Deus inventou. Televisões, raios x, tomógrafos, computadores, naves espaciais, satélites e tudo que pudermos imaginar. Essas invenções usam material e leis da física, da química, entre outras coisas, deixadas por Deus.


Lavoisier já falava: “Na natureza, nada se perde, nada se cria tudo se transforma”. Antes dele em Eclesiastes 1: 9 a 11 traz:


O que foi é o que há de ser; e o que se fez isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas.


Claro o homem não tem que inventar nada, tem sim de descobrir um novo uso ou uma nova maneira de usar aquilo que Deus deixou. Quimicamente falando, as possibilidades de novas substâncias serem produzidas são infinitas, diante do número de elementos químicos e suas possíveis combinações.


Particularmente, acho maravilhoso o leque de descobertas que ainda temos que alcançar. Em cada área da ciência, nos aguardam, prontas para serem “encontradas,” milhares e milhares de “idéias brilhantes”. A cada dia no meu trabalho, isolando moléculas de plantas, fico fascinado pelas ações que elas apresentam. E detalhes destes processos me fascinam mais ainda. Quando a malária dizimava milhares de pessoas que colonizavam parte da América do Sul, como o Peru, por exemplo, os pesquisadores buscavam algo que curasse esse mal. E por incrível que pareça, a cura estava mais perto do que eles pensavam, pois a árvore da Quina era nativa daquela região. E desta árvore se extrai o quinino, até hoje usado para combater a malária.


Outro fato interessante para nós pensarmos é com relação à vitamina C e a gripe. Uma das ações conhecidas da vitamina C é aumentar a nossa imunidade, o que faz com que melhoremos nossas defesas. Com nosso sistema imunológico fortalecido, até uma simples gripe tem mais dificuldade de nos atacar. E sabe qual é a época em que temos mais frutas com Vitamina C à nossa disposição? No outono, portanto antes do inverno chegar e com ele maior incidência da gripe.


Muitos medicamentos foram concebidos depois de se conhecer o que a população usava, de modo empírico, para combater suas doenças. Quantos chás nossos avós utilizavam, através de conhecimento oral, e que se perpetuou em diversas regiões do mundo. É como se um mecanismo interno nos alertasse que, “essa planta é boa para tal doença”. E quando os cientistas começavam a estudar, eles confirmavam que tal ação existia. Espero um dia escrever um livro sobre essas descobertas com plantas medicinais que revolucionaram muitos tratamentos.


Quando pensamos em plantas medicinais, nos vêm à cabeça os chazinhos do tempo da vovó. Porém a indústria evolui e de plantas medicinais extraem-se compostos para serem utilizados nas mais diversas doenças, como o câncer por exemplo. Para complementar essa linha de pensamento, é importante salientar que sessenta por cento dos novos produtos para câncer são originários de plantas medicinais. Tais como taxol, vincristina, vinblastina, entre outros. Comprimidos, cápsulas, injeções estão à disposição da comunidade médica para tratar e aliviar o mal que essa doença traz.


Como citei plantas medicinais, poderíamos pensar em qualquer segmento da ciência, como física, biologia, química, computação, entre outras. Quantas coisas eles ainda não conhecem. A cada dia novas descobertas deixam a humanidade extasiada com as possibilidades. Células tronco, supermagnetismo, partículas menores do átomo, e tantas outras descobertas em tão pouco tempo que essa lista seria muito grande para esse artigo.


Agora, o que é interessante, é que essas descobertas não aproximam o homem de Deus, ao contrário afastam. É como no paraíso quando Deus disse para não pegarem do fruto da árvore do conhecimento, e Eva não resistindo à tentação, iniciou o banquete pecaminoso. E com isso o homem se afastou de Deus. Não estou dizendo que descobrir, pesquisar seja pecado, tracei esse paralelo para mostrar que o vasto conhecimento pode nos deixar envaidecidos e com a sensação de sermos tão poderosos, que nos esquecemos de Deus, ou pior, passamos a achar que Ele não existe.


Mas Deus conhecendo o homem e querendo que ele não erre, fez um manual para nossa vida.



Produto: Ser humano


Fabricante: Deus


Número de série: do #1 ao ∞.


Manual do fabricante: Bíblia Sagrada


Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) Ou Serviço de Atendimento do Céu: Para isso Deus preparou o melhor atendimento do mundo, direto com Jesus, em oração.


Assistência técnica na Terra: Locais de atendimento espalhados por toda a Terra. A sua Igreja.


Tempo da garantia: Por toda a eternidade, se usado de acordo com o manual.


Muitas vezes o nosso orgulho, a nossa prepotência, nos impede de analisarmos esse manual, o que faz com que cometamos erros que pode levar à destruição - à morte. É como se, inadvertidamente, ligássemos uma televisão, preparada para 110 volts, em uma tomada de 220 volts. Queimaríamos o aparelho! Vejam o que traz Oséias 4:6:


“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário