sexta-feira, 9 de junho de 2017

A LUA É MAIS QUE UM ENFEITE

                              



    
                       
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste...” Salmos 8:3

A Lua, tão cantada pelos poetas e conhecida por embalar românticas histórias de amor, nos parece um “simples adereço” colocado por Deus enfeitando o céu com sua beleza sem igual. Isso faz me lembrar da minha neta Camila, que com menos de 2 anos ficava maravilhada com essa “beleza flutuante” e queria ficar olhando para a Lua por longo tempo. Embora tenhamos essa visão poética, devemos saber que o nosso Criador a colocou num lugar estratégico para a estabilidade do nosso planeta. Mas, como a beleza das estrelas que nos deslumbram, não devemos perder o encanto ao ver a Lua com olhos científicos, ao contrário, devemos unir sua beleza natural com a beleza da ação que ela exerce no nosso planeta.

A Terra tem uma inclinação específica de 23 graus em relação à sua órbita, essa inclinação, por exemplo, é responsável pelas estações como as conhecemos; primavera, verão, outono e inverno, como está citado em Salmos 104:19: “Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso. ” A inclinação do eixo da Terra em relação à Lua é chamada de “precessão”. Sem essa estabilidade, gerada pela presença deste satélite natural, nosso Planeta teria seu eixo mudado constantemente gerando variações drásticas de temperatura que iriam de 80 graus C negativos a 100º C. E esse cambalear errático tornaria impossível a vida na Terra. A razão pela qual não teríamos a possibilidade de vida não está só no fato da posição da Terra em relação ao seu grau de inclinação, mas, também, nos efeitos das marés e produção de ventos devastadores influenciados pela Lua.

Quanto aos ventos, eles poderiam chegar a mais de 300 km por hora, além de vários outros transtornos meteorológicos que transformariam a Terra em apenas mais um planeta na imensidão do Universo. Trago essa pequena informação baseada em estudos científicos realizados em diversas áreas da ciência, mas, para mim, é mais um detalhe, dentro de tantos outros, mostrando que nada está aí ao acaso, e sim, foram estabelecidos para que a vida e o Universo estejam perfeitamente ajustados.
Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra? Jó 38:33

Portanto, tudo que vemos no céu ou na Terra por mais trivial que possa parecer, não o é, está lá por um propósito perfeito da imensurável sabedoria de Deus. Por mais longe que a Lua esteja de nós, ela reflete uma Luz que não é sua, vem do Sol. Isso nos lembra a “Luz maior” da qual não devemos nos afastar nunca, “a Luz de Deus”, que é o nosso Sol interior. Por isso, não viva “no mundo da Lua”, ou apenas sob sua luz, mas reflita a Luz que vem da Fonte de todas as Luzes, Deus.

Ao lembrar esta frase de Charles De Gaulle: “O voo até a Lua não é tão longe. As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos”, penso no quanto isso é verdadeiro, pois, se não conhecermos o nosso interior, estaremos fadados a errar constantemente. O Salmo 139:23 e 24 nos indica o caminho para esse conhecimento interior. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”.

2 comentários: