domingo, 20 de janeiro de 2013

2013


Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Mateus 6:25


Será que levamos o versículo acima realmente ao pé da letra? Pois quando um ano novo se inicia temos sentimentos confusos de temor e de esperança. Esses dois tipos de sentimentos são normais, pois, na nossa vida, nas atividades profissionais, estudantis e mesmo no lar, passamos por momentos de dificuldades. Um novo ano começa e com ele se renovam as esperanças e também os temores. Mas qual a diferença de outros dias? Somente o calendário, que nos mostra que a Terra deu mais uma volta em torno do Sol. Porém, o restante continua igual, pois os problemas não acabam dia 31 de dezembro nem as contas que temos de pagar. Os novos marcos do calendário nos mostram que devemos renovar a nossa esperança, porém, devemos nos esforçar para acrescentar vida aos nossos dias, não o contrário, dias às nossas vidas. Devemos pensar em arrumar nosso coração, nossa alma, a cada dia, assim como arrumamos nosso corpo com roupas bonitas e outros adornos.


Será que 2012 nos ensinou algo? Será que aprendemos com os erros para tentarmos acertar mais em 2013? A vida é um constante aprendizado para que soframos menos a cada dia. Camões já citava: “Jamais haverá ano novo, se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”. O ano novo nos dá a sensação de recomeço, de conserto do que estava errado e nos traz a vontade de vencermos os obstáculos que insistirão em aparecer. O segredo é a nossa fé e perseverança em ultrapassá-los. Porém, a certeza que problemas e desafios surgirão podem nos levar ao pessimismo? Não deveria. Jesus nos avisou que no mundo teríamos aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. Ele mesmo nos adverte sobre o sofrimento, sobre o dia de amanhã, que nos causa ansiedade que gera tristeza e doenças psicossomáticas, deixando claro que nós não conseguiríamos lidar com isso sem a ajuda d’Ele. Essa passagem de Mateus 6:34 nos mostra qual deve ser a nossa posição sobre o amanhã: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.


Mas, qual o segredo para passarmos um ano vencendo as tribulações? O versículo anterior em Mateus 6:33 deixa claro: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mesmo que mínimas, as dificuldades, algumas vezes, dão o ar da sua graça (para não dizer desgraça). Porém, firmados na Rocha e ciente de que somos peregrinos aqui, só temos de avançar, podemos até sentir medo, porém avançamos. O nosso irmão em Cristo Nelson Mandela disse: “O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo”. Então, o ano que se inicia nada mais é do que um novo grupo de dias em que viveremos contando as graças que receberemos e aprendendo com as dificuldades.


“No fim de um ano não devemos agradecer só as bênçãos, mas, também os desafios ultrapassados, pois com isso podemos comemorar os êxitos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário