quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sentido do Natal.

No ano passado desejei feliz Natal para uma jovem, e ela, com o rosto triste, disse que não gostava dessa data, pois lhe trazia lembranças amargas. Falei sobre Jesus e sugeri que ela entendesse essa data como uma data especial dada por Deus a nós. Esse episódio isolado nos mostra como há muitas pessoas que não entendem o Natal no sentido histórico e espiritual. Nesse universo de protagonistas encontramos pessoas que possuem as mais variadas interpretações pessoais dessa data. Infelizmente, penso que para a maioria das pessoas essa data significa um feriado a mais e festas. Para o empresário, principalmente os lojistas, é uma data de lucros, para as crianças uma data de presentes, para os adultos uma data para reunir a família, pois é uma época de festas e alegrias. Cidades iluminadas, enfeites coloridos e brilhantes, músicas natalinas, enfim, um “clima” diferente que invade o nosso dia a dia. Mas, tudo isso é nada diante do real significado do Natal, então uma pergunta deve ser feita. O que é o Natal para você?

Nessa data devemos fazer uma reflexão do quanto esse “evento” histórico e principalmente espiritual, que ocorreu há mais de dois mil anos, influenciou nossa vida aqui no planeta Terra, no qual somos peregrinos, e qual o reflexo eterno que deixou em nosso espírito. Se você não entende essa realidade espiritual e tem dúvidas sobre isso, com certeza você não entendeu o significado do Natal. Precisamos “esculpir” no nosso coração a marca indelével do sacrifício de Cristo. Essa “construção espiritual” não deve ocorrer só no dia 25 de dezembro, mas sim nos 365 dias do ano; é a santificação e edificação que devemos buscar diariamente. Mateus 28:20 traz: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Palavras de Jesus.


E aí? Será que erramos ao enfeitarmos a casa, colocarmos luzes e comemorarmos? Entendo que não é errado, pois para comemorarmos o aniversário de um membro da família enfeitamos a casa com bandeirinhas, balões e bolos com velas coloridas. Imagine então essa festa ao Rei dos reis e Senhor dos senhores. Imaginaram? Pois é, nada do que fazemos seria suficiente para lembrarmos-nos D’Ele. Então o fato de encontrarmos enfeites, luzes coloridas e todos os demais artefatos natalinos não nos deve preocupar, porém, devemos nos esforçar para que os “enfeites” que devemos ter no espírito ultrapassem em beleza aquilo que colocamos no exterior. E esses enfeites nada mais são do que o adorar em espírito e em verdade como está em João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”


Quanto ao enfeitar, escrevo esse artigo de um hotel em Cingapura, e hoje, andando pela cidade, pudemos observar com alegria as decorações de Natal que encontramos em abundância. Decoração e músicas natalinas ressoando em hotéis, shoppings e restaurantes. Não achávamos (minha esposa e eu) que seria tão forte aqui essa influência cristã. Mas assim é; por toda a cidade enfeites e luzes nos lembram, mesmo àqueles que não o conhecem “pessoalmente” como nós o conhecemos, que Jesus Cristo é honrado pelo seu povo e que dividiu a história em dois tempos, antes e depois de Cristo. Mesmo que por motivos econômicos, os principais pontos comerciais e as principais ruas da cidade deixam claro: “O menino Deus nasceu!”


Para o cristão, o Natal é muito mais do que uma festa de luz e cor. Na verdade, por mais belos que sejam os enfeites e luzes que embelezam as cidades, eles estão muito aquém do real sentido do Natal. E, às vezes, até nós, que conhecemos tão bem o verdadeiro sentido do Natal, por vezes nos vemos tão inseridos nos festejos tradicionais que nos esquecemos de perguntar àqueles a quem desejamos “Um Feliz Natal” se essas pessoas realmente conhecem o aniversariante e seu Pai, ou se somente sabem que há muito tempo nasceu uma criança e que comemoramos seu aniversário todos os anos. Saber quem é o aniversariante e a que Ele veio é o ponto crucial. Ele é o presente mais precioso do Pai para a humanidade, e ela precisa desembrulhar esse presente e usar diariamente, como uma vestimenta eterna para o coração. Muitos nem sabem que receberam esse presente, outros ganharam, mas estão em dúvida se o usam. Alguns acham fora de moda, ultrapassado. O que essas pessoas não entendem é que esse presente transcende o tempo e o espaço, é eterno. Esse é o presente com o qual não precisamos nos preocupar a respeito do número certo, do tamanho e da cor, pois Ele é exatamente do tamanho e forma do espaço vazio que há na vida de cada um.


Muitos ainda não desembrulharam o seu presente, continuam com Ele embalado com os mais diferentes enfeites, mas ainda sem usá-lo. Não sabem que esse presente conserta o seu passado e assegura o seu futuro, pois como Agostinho citou: “não existe santo sem passado ou pecador sem futuro.” Então Ele, como o presente de Deus para a humanidade, é o único que pode mexer no tempo, para frente ou para trás, pois, como os cientistas já descobriram, o tempo só passou a existir depois que o espaço surgiu e nós sabemos ter sido o tempo criado por Deus. Nosso Deus não está limitado ao relógio de pulso que carregamos, pois Ele é o Senhor do Universo. Você está usando esse presente de Deus? Se está, compartilhe-O, pois ainda que dividido Ele continuará do mesmo tamanho no seu coração.


Muitos se preocupam em dizer que a data está errada, que não é dia 25 de dezembro que Ele nasceu. O que nos importa a data exata? Nada. O que importa realmente é que Ele nasceu, foi morto e ressuscitou por mim e por você. E Ele nasce a cada dia em nós, na verdade devemos comemorar o seu nascimento todos os 365 dias do ano, pois o nosso coração deve ser grato a cada batida, pois Ele se fez o cordeiro perfeito para nos resgatar. Mas como é aniversário Dele, vamos presenteá-lo com o que Ele pede: Que vivamos por Ele...


Feliz Natal meu Jesus amado.

2 comentários:

  1. Luiz, gostei muito do seu texto, sua abordagem é significativa. Rubem Alves escreveu numa de suas crônicas que o prazer maior de quem dá um presente é vê-lo sendo aberto, usado e aproveitado (minhas palavras), percebo que é comum deixarmos os presentes diários de lado e nos envolvermos com os afazeres, stress, etc. Reflito a partir daqui uma atenção maior aos presentes que recebo do Senhor Jesus. Boas festas e abraços fraternos a toda família.

    ResponderExcluir
  2. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir