sábado, 10 de março de 2012

Estrada dos homens, Caminho de Deus

“Existe em todas as coisas visíveis uma totalidade oculta.” Thomas Merton.

É impressionante como encontramos teorias e mais teorias que tentam explicar o inexplicável. Eu sei que pessoas podem me criticar por eu não ser da área da astrofísica, por exemplo, e tentar opinar. Porém, quando leio, eu vejo os “buracos” que ocorrem em todas essas teorias. Também sei que isso é normal na ciência e que ela, enquanto caminha, vai pavimentando uma estrada sólida e tapando os possíveis buracos que vão surgindo. E apoio o que a ciência faz, inclusive por ser bíblico que “a ciência se multiplicará”. Agora, como cristão convicto, eu relembro uma passagem bíblica que eu gosto muito: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Deuteronômio 29:29 
Por que eu cito novamente esse versículo? Para reforçar o nosso entendimento de que certas coisas estão encobertas e podemos gastar energia dos nossos neurônios em vão, sem chegar a um denominador comum. Vejam por exemplo a teoria da evolução. Essa teoria pode ser escrita e descrita, porém, ela não pode ser entendida separada da teoria do Big Bang. E aí alguém pode dizer: “por que não podemos dissociá-la?” No meu entender por uma simples razão: Toda a vida é formada de células, ou RNA no caso de vírus, e as células são formadas de organelas e as organelas de moléculas e as moléculas de átomos. Ora, se os átomos são a base fundamental da vida, precisamos entender como eles surgiram, e aí precisaríamos consolidar uma “teoria da evolução dos Átomos”.

Como assim? Ora a teoria do Big Bang traz que O Big Bang é o momento da explosão que deu origem ao Universo, entre 12 e 15 bilhões de anos. A partir do primeiro centésimo de segundo após a explosão o Universo começou a evoluir. Esta evolução é consequência das reações nucleares entre as partículas fundamentais do meio cósmico, cujo efeito mais importante foi a formação dos elementos químicos, através do processo de nucleossíntese. Pausa para pensarmos. Se do nada surgiu o Big Bang e dessa explosão começaram a surgir os elementos químicos, vamos notar que a ciência tem de explicar de “qual nada” surgiram os elementos como elétrons, nêutrons e prótons e como eles foram formando os elementos químicos diferentes.

É interessante que quando eles chegam a um ponto sem muita explicação para os elementos que temos no nosso planeta Terra, eles criam outras tantas teorias para tentar justificar esta aparente discrepância. Pois a teoria do Big Bang tenta explicar que no inicio formaram-se apenas elementos leves como H, He e Li. E aí? Como a Terra conseguiu todos os outros elementos? Então, algumas teorias dizem que em explosões de estrelas surgiram os elementos mais pesados e que muitos deles chegaram à Terra depois de colisões estelares, vindos com meteoros e outros. Voltem um pouco e pensem: Essas estrelas também não surgiram do Big Bang? Percebemos, então, que tudo tem o mesmo princípio, tudo volta ao começo e tudo está baseado em “teorias”.

Por essa razão digo que a Teoria da Evolução está presa à Teoria do Big Bang que estará presa às teorias de como os elementos surgiram. Salutar toda essa discussão cientifica, mas é muito difícil aceitar tudo como fato comprovado. A começar pela combinação de elementos químicos em colisões aleatórias formarem proteínas, que são moléculas extremamente complexas e essas proteínas de repente se misturarem com outras e formarem vida. E os elementos químicos, que como a teoria diz foram feitos do nada, no entanto, são essenciais a tudo isso, pois os organismos vivos, como o nosso, são um complexo de moléculas químicas que o “nada” jamais teria condições de originar. Nesse ponto observo que os caminhos das teorias da criação do Universo e da Evolução não existem. O que existe é um imenso buraco que precisa ser preenchido e muito, para que a partir daí se possa tentar, somente tentar, produzir uma estrada de conhecimento trafegável pela ciência e “deglutível” para a razão.

Então vemos que estamos com a construção de todas essas teorias em areia, que não suporta o mais simples e pequeno vento do entendimento. E como literais castelos de areias elas vão crescendo e sendo aceitas pelos cientistas e por todas as pessoas que não detém conhecimento cientifico, pois pensam: “quem somos nós para pensarmos o contrário?” Algumas pessoas só aceitam essas teorias por isso, além de não aceitarem ficar de fora do que o mundo pensa. E começamos a tomar como verdade a explicação do inexplicável. Números e contas que se fecham em equações maravilhosas em complexidade e tamanho, mas que são ininteligíveis para nós. E a palavra de Deus simples e completa é ininteligível para muitos dos cientistas.


Porém, não para todos os cientistas. Podem até tentar esconder, mas cientistas brilhantes como Francis Collins geneticista diretor do Projeto Genoma, que em 2000 anunciou o término da primeira fase do projeto, e escreveu o livro A linguagem de Deus, era um homem brilhante e “ateu”, mas se tornou cristão ao se aprofundar no estudo do DNA. Interessante que quando a primeira parte do projeto foi anunciada, o então Presidente Clinton disse: “Hoje aprendemos a linguagem com a qual Deus criou a vida”. Como Collins, existem milhares de cientistas cristãos, portanto, é errônea qualquer ideia de que a ciência é domínio de incrédulos.


“Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um Ser Todo-poderoso e Onisciente”. Sir. Isaac Newton


Com certeza, essa estrada em que Deus caminha não foi pavimentada pelos cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário