sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LIXO DA ALMA


   Quando falei sobre o sangue em um artigo anterior expliquei que pelo sangue são transportados os nossos resíduos celulares. Temos em torno de 130 trilhões de células e elas, pelos processos de metabolismo interno, respiração, digestão, etc., produzem, literalmente, lixo celular. Esse processo de limpeza impede que substâncias tóxicas permaneçam contaminando e destruindo nosso organismo. É algo semelhante ao que acontece nas cidades onde diariamente toneladas e toneladas de lixo são transportadas para lugares preparados e  apropriados para isso.
   O que geralmente esquecemos é que acumulamos lixo espiritual também em nossas vidas. Erros passados, desilusões, rancores, medos, ódios, ciúmes e tudo mais  que se refere aos nossos sentimentos podem se acumular e transformar-se em algo tóxico ao organismo, produzindo ou auxiliando a produzir as mais diversas doenças.  Todos sabem que uma tristeza prolongada pode ser sinal de depressão, bem como ataques cardíacos podem vir após um stress pelo qual a pessoa passa.  Um stress longo, além de todos os problemas psicológicos que produz, traz também a baixa da defesa imunológica e com isso podemos ter as mais variadas infecções. Alguns pesquisadores relacionam até certos tipos de cânceres com amarguras da alma.
   Tudo isso nos mostra que devemos limpar o nosso interior com os “solventes” que Deus nos dá; e eles são muitos. Em primeiro lugar, essa limpeza deverá ser iniciada com o perdão;  vejam o que Jesus fala em Mateus 6:14 e 15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. Quando não perdoamos, aquilo nos incomoda muito e impede a nossa cura espiritual, e esse “lixo infernal” nos incomoda dia após dia. E só a mão de Deus poderá fazer essa limpeza nos “cantos mais escondidos da nossa alma”.   
      Quando Elias, após uma vitória, entrou numa caverna em sinal de depressão, precisou ouvir a voz de Deus mandando-o sair da caverna (da depressão). Temos de nos conscientizar dessas “sujeiras” que nos atrapalham no dia a dia, e pedir a ajuda de Deus, e então, Ele nos limpará e nos deixará mais alvos do que a neve. A nossa oração deve ser consciente e profunda, visualizando cada ponto do nosso ser onde possa existir “poeira tóxica”. A oração mais honesta e profunda abre e expõe esses pontos para que o “espanador divino” passe e remova tudo. “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve”.Salmos 51:7
   O Hissopo (Hyssopus officinalis), uma planta medicinal, foi por muito tempo usada como depurativo, para se limpar o organismo. É usada aqui como exemplo de algo que purifica, limpa o nosso organismo. Quando confessamos nossos pecados e perdoamos os outros nos sentimos leves, este é o principio da cura. Em Tiago 5:16 diz:  “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados”. Quando esquecemos o passado, como Deus faz conosco, podemos transformar um fato em uma lembrança que não nos incomoda mais, pois fomos curados dos malefícios daquele fato.  Aqueles que um dia tiveram sarampo, podem não lembrar mais disso; podem ter ficado até as marcas, mas o corpo produz os anticorpos necessários para que ele não volte mais.
   Temos que ser vacinados pelo poder de Deus em nossas vidas e tomar como a maior verdade depois de nossa conversão o fato de que as coisas passadas ficaram para trás e uma vida nova foi feita, como a palavra de Deus traz: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5:17

4 comentários:

  1. Oi Branco, td bem?
    Eu li esta mensagem e amei!!
    Já coloquei no meu Facebook!!
    Deus continue abençoando e iluminando-o para levar a Sua mensagem de maneira clara e verdadeira a tds que dela necessitem!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Palavra abençoada essa!
    Vinda direto do trono do Senhor para mim!

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor irmão que trabalho abençoado esse seu certa vez alguém me disse que a combinação destes quatro sentimentos é causador de câncer na alma, gostei muito mesmo que o Deus todo poderoso te ilumine sempre afim de que faça muitos trabalhos como estes, gostaria de convida-lo a visitar o meu blog;
    http://missaolevealuz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir