sábado, 12 de novembro de 2011

A TERRA VIAJA DE CAPACETE


  Pela imensidão do planeta Terra, mesmo nós que nela habitamos não conseguimos notar que ela se move, e se move a uma velocidade bem alta; em torno de 107.000 km/h. Para se ter uma ideia melhor, isso equivale a mais ou menos 29 km/s. Já pensaram nisso? A uma velocidade dessas nada parece atingir a terra; as árvores não se entortam, não sentimos um vento forte no nosso rosto, eu nem me despenteio. Imagine você andando de moto e andando de carro fechado. No carro você não sente o vento, os insetos ou partículas sólidas que estão no ar, pois o carro possui um envoltório que nos livra desses incômodos. E a Terra com essa velocidade, recebendo constantemente radiações emitidas pelo sol, continua a ter vida, contrariando as leis físicas mais simples que conhecemos. É claro que a vida na Terra está condicionada a muitos outros fatores, tais como: água, oxigênio, temperatura, distância exata do sol. Porém, a proteção contra as radiações mais nocivas provenientes do Sol e outros agressores em potencial do nosso planeta, vem de um escudo especial que a terra tem; a Magnetosfera (Campo Magnético). Pois é!  A Terra viaja de capacete e não “será multada pelos anjos de Deus”.
    Já pensaram? A Terra usa “capacete” para viajar. E como se formou esse escudo protetor? Tudo começa nas profundezas da Terra, mais de 3000 km abaixo no núcleo externo, composto principalmente de Ferro. Essa alta concentração de ferro e a velocidade da terra funcionam como um “dínamo” gerando o campo magnético que a envolve e a protege. A Terra é como um imenso imã. Esse mesmo imã que faz com que a bússola sempre marque o Norte, como vimos no artigo anterior.
   Então, isso também é um acaso? Somos “sortudos” seres que habitamos um planeta que reúne todas as condições necessárias para ter vida? No Salmo 139 v 6 vemos que “...tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir”. Não tem como entender tudo, mas tudo foi preparado para que tivéssemos uma “casa”; nossa Terra perfeita e segura onde moramos. Deus fez um “capacete” especial para a nossa proteção. Tudo isso nos mostra a grandeza e o valor que temos para Ele. É tudo milimétricamente pensado, não pode ser coincidência. Como sempre falo, para nós cristãos, existem várias palavras novas, como a “Deusincidência” por exemplo.
   Revejam, temos uma grande reserva de Ferro abaixo de 3000 km, que pelo “girar” da Terra forma um campo de proteção. Depois de criada por Deus, a ciência explica essa proteção como a ação do campo magnético envolvendo a Terra. E eu fico pensando como eu responderia as perguntas feitas por Deus a Jó no capitulo 38?  “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre; quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas, e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos?”  Jó 38:4-10
   Temos de reconhecer que somos limitados. O reconhecimento da nossa limitação não nos faz ingênuos, mas sim nos prepara para conhecermos aquele que demarca os limites. Se Deus protege assim o seu planeta, não pode proteger você?
Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça. Salmos 3:3

8 comentários:

  1. Muito bom, não tinha pensado nesse trocadilho!
    Verdadeiramente a perfeição de DEUS na criação impressiona e produz admiração para que O ama!

    ResponderExcluir
  2. Conciso, agradável e direto. Enfim, excelente artigo. Vamos lutar contra essa onda de teofobia e cristianofobia em que desrespeitosamente somos tachados de idiotas. Pois supõem que nossa visão de mundo é retrógrada. A verdadeira ciência fala por si só, da existência de um Deus maravilhoso e organizado.
    Parabéns Doutor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Pastor Ronaldo. É muito bom quando conseguimos ver a grandeza de deus.

      Excluir
  3. Dr. Pianowski, muito interessante o conteúdo do texto e do blog como um todo. É muito motivador perceber que ainda existem pessoas que, por mais inteligentes que sejam, têm a humildade de entender que nós somos apenas parte da criação de Deus e que as respostas que encontramos estão além das que podemos dar, mas estão acessíveis àqueles que creem em Deus.
    Eu também tenho um blog, claro que não tão bom quanto o seu. Eu entrei na universidade há pouco tempo, faço Ciência da Computação, então sou leigo no assunto, mais estudo e pesquiso sobre física na medida do possível, e cada vez que leio, mais próximo fico de Deus.
    Seria uma honra se visitasse meu blog e desse sua opinião sobre o que eu escrevo e fique a vontade pra crticar, afinal, o sr. entende mais disso do que eu. Fique com Deus...
    http://acienciasuprema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Grato Rodolpho, logo verei o seu. Na PAz de Cristo

    ResponderExcluir
  5. Amei teu blog! Amo ciências desde pequenina e sempre fico maravilhada com os detalhes e a grandeza das criações de Deus. Vivo assistindo a documentários sobre o funcionamento da Terra e do universo, mas ainda não sabia desse tal "capacete" magnético. Muito joia mesmo!
    Que Deus continue a abençoar o seu trabalho e que o use para atingir muitas vidas!
    Abraços da irmã em Cristo, Francine.

    ResponderExcluir
  6. gRato Minha irmã, que Deus a abençoe.

    ResponderExcluir