segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A BÚSSOLA ESPIRITUAL


O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos. Oliver Wendell Holmes

    Quando a bússola foi inventada, trouxe um grande avanço para as navegações, pois auxiliava os navegadores a encontrarem a direção certa. Essa revolução nas viagens oceânicas se deve a um pequeno aparelho que sempre aponta para o Norte, então, sabendo a sua direção, podemos encontrar as outras. Gostaria hoje, nesse texto, de fazer um paralelo com as nossas vidas, precisamos de direção, precisamos do nosso Norte. E, a Bíblia traz a direção certa que devemos tomar. Veja em João 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Temos aí a única direção que não só nos leva ao “Norte”, como nos livra da morte espiritual.
   Embora de grande utilidade, a bússola pode nos enganar, pois se chegarmos perto de um grande magneto ela deixará de apontar para o Norte e passará a apontar para ele (o magneto). Devemos ter cuidado na nossa vida também, pois temos a direção certa a seguir, porém “magnetos mundanos” podem nos influenciar, sorrateiramente,  e fazer com que caminhemos na direção errada. É interessante lembrar que o magneto, também conhecido por imã, é algo que atrai matérias com Ferro, e o termo magnetismo também é usado para tratarmos de pessoas que tem um modo de atrair as pessoas pelo seu magnetismo pessoal.
   Começa por aí um erro que podemos cometer ao aceitarmos palavras ou mudanças de rumo que nos levam a um caminho diferente do que Cristo nos ordenou. Vejam que um imã perto de uma bússola pode fazê-la mostrar a direção errada; o mesmo pode acontecer  quando nos aproximamos demais de pessoas que, pelo seu magnetismo pessoal, sorrateiramente começam a minar e mudar a direção que seguíamos tão confiantes. Como não notamos as ondas eletromagnéticas desviando o Norte da bússola, podemos também, inocentemente, não notar que estamos perdendo o Norte e ganhando a Morte espiritual. Vejam a exortação que temos em Gálatas 1 de 6 a 9: “Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”.
   Reparem que Paulo, na passagem acima,  se admira que as pessoas da Galácia estivessem se desviando do caminho que Jesus mostrou. Paulo usa o termo “desertando”, pois as pessoas estavam abandonando o que era certo, por colocações humanas, e com certeza, de pessoas que possuíam um “magnetismo pessoal” muito forte. Nós não vemos isso acontecer constantemente? Não vemos grupos e pessoas seguindo tradições de homens e não a Cristo? Temos de viver no mundo, porém, sem deixarmos que o mundo viva em nós. Quando notarmos que os possíveis “imãs” ao nosso redor estão nos fazendo mudar o caminho, devemos nos afastar deles até que a sua influência não afete a nossa Bússola espiritual que está apontando sempre para o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”
                                                                                                                         Sócrates

Nenhum comentário:

Postar um comentário