quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cabelos Brancos

 A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. Provérbios 20:29
   De todas as coisas que a vida me ensinou, uma das que mais utilizo foi a de consultarmos pessoas com cabelos brancos. Quanta preciosidade armazenada debaixo deles. Muitos vêem cabelos brancos e acham que é sinônimo de senilidade, mais não é. É símbolo da experiência que a vida nos delega com o passar dos anos, é como a marca dos desgastes que os problemas impõem. É impressionante como quando somos jovens não conseguimos ver a experiência que os mais velhos têm. Não conseguimos ver que os problemas que enfrentamos, eles já enfrentaram. Como diz o versículo acima a força da juventude é a sua glória e por isso creio que deixamos de perceber que a força até no dicionário vem depois da experiência. E aí confiando no vigor da juventude cometemos erros que poderíamos evitar.
   É normal e faz parte da vida esse amadurecimento gradual, porém muitas vezes penoso, por desconsiderarmos o que os mais velhos já passaram. Hoje além de conversar com mais velhos, tenho um amigo o Osvaldo Ramos que digo brincando que é meu ancião de plantão. George Bernard Shaw disse o seguinte sobre juventude: “A juventude é uma coisa maravilhosa. Que pena desperdiçá-la em jovens.” Claro que é uma frase forte e instigante, porém dentro de um aparente paradoxo ela traz uma verdade quando mostra que muitas vezes o jovem não a utiliza adequadamente. Em Jó 12:12 lemos : ”Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.”
   Francisco Egydio na primeira estofe da sua música “Esses Moços” traz:
Esses moços
Pobres moços
Ah! Se soubessem o que eu sei
Não amavam,
Não passavam,
Aquilo que eu já passei,
Por meus olhos, por meus sonhos,
Por meu sangue, tudo enfim,
É que eu peço,
A esses moços,
Que acreditem em mim.
   Porque os mais velhos cantariam essa musica? porque eles tentam falar aos jovens? Shakespeare disse “Os velhos desconfiam da juventude porque foram jovens. ” Platão disse" De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar." Isso depõem contra o jovem? Sim e não, pois a juventude faz parte da vida, porém em Eclesiastes deus diz: ” Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. Se o jovem na primazia da sua vida buscar a Deus e honrá-lo amá-lo e o temê-lo ele será sábio como diz a palavra de deus em Provérbios 9:10 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”
   O que entender de tudo isso? Penso que temos de fazer um balanço diário de nossa vida confrontando o que Deus nos ensina e o que a juventude da vida tenta nos ensinar. O Erro maior é que quando jovens julgamos conhecer tudo e saber tudo, porém quando envelhecemos descobrimos que sabíamos muito pouco, e que falta muito ainda a conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário