segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CONHECER A PALAVRA



Li numa camiseta que alguém vestia nos Estados Unidos a seguinte frase: “Deus não acredita nos ateus”. É claro que Deus, na sua infinita misericórdia, crê na sua criação e não quer que nenhum deles se perca. Porém, como não somos robôs, temos o livre arbítrio para escolher o destino eterno e crer ou ser ateu faz parte dessa liberdade que temos. Essa liberdade pode nos aprisionar nas grades dos nossos mais tristes sentimentos: solidão, angústia, revolta e tantas outras algemas sentimentais. E para sairmos dessa “cela espiritual”, precisamos conhecer a verdade, para sermos libertos. Jesus disse em João 8:32: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Todas essas buscas e medos são a procura inconsciente de algo que preencha um vazio, que, como muito se diz por ai, somente Deus pode preencher. Mas como ter o conhecimento mais profundo? Como chegar a reconhecer que Jesus Cristo é Senhor? Lembro-me de uma história que li em algum livro, e que tento repassar resumidamente aqui.
  Um missionário americano em viagem de evangelismo pela África, distribuía novos testamentos às pessoas. E ao entregar um desses novos testamentos a um transeunte, este o recebeu, e analisando o papel do livro disse: obrigado, esse papel fino será ótimo para eu fazer cigarros. O evangelista ficou chateado com o destino que teria o novo testamento. Entretanto, pediu à pessoa que quando fosse fazer os cigarros, primeiro lesse a folha. O africano prontamente atendeu ao pedido.
O missionário voltou aos Estados Unidos. Vários anos depois ele retorna à África, e passeando por uma das cidades que tinha visitado anos antes, passa por frente de uma igreja cheia. Entra e senta-se num dos últimos bancos. O pregador, que então levava a palavra naquele dia, para o sermão e faz uma pergunta: “Vocês sabem o motivo de hoje eu ser um pregador?” E responde em seguida: “é porque um dia um missionário americano me entregou um novo testamento, e eu disse que iria usá-lo para fazer cigarros. Então ele me pediu para que eu lesse cada folha antes de torná-la num canudo com fumo. E assim “fumei” o livro de Mateus por inteiro, o livro de Marcos e o livro de Lucas também. Comecei a fumar vagarosamente as folhas do livro de João, mas quando cheguei no capitulo 3,versículo 16 que diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, eu me ajoelhei, pedi perdão dos meus pecados e procurei servir a Jesus. E o homem que um dia me entregou o novo testamento que relatei agora, está sentado ali atrás.”

   Vejam que história singela, mas que mostra a transformação de vida de um homem que, a partir daquele momento, teve um conhecimento profundo sobre sua vida terrena e sobre a sua salvação eterna. A partir da leitura da Bíblia, conhecendo a Palavra.
O escritor T.S. Eliot escreveu: “[...] E o fim de toda nossa exploração será chegar ao lugar donde partimos. E pela primeira vez conhecer o local".
         E como chegar a esse lugar sem conhecer a Jesus? Impossível. Não adianta o mais refinado conhecimento científico, pois ele não nos mostra Cristo. Podemos e devemos nos aprofundar em ciência, mas sem deixar que a singela e verdadeiramente sábia palavra de Deus seja ofuscada por esse conhecimento.

6 comentários:

  1. Ola Luiz recebi sua mensagem na união dos blogueiros
    estou vendo deu blog achei muito legal vou te seguir tah
    se puder me dar uma forcinha também
    o endereço do meu blog é http://feeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou do UBE e vim conhecer seu blog. Parabéns pelo trabalho! Deus o abençoe! Já estou te seguindo! Um abraço e apareça tb no meu cantinho!
    Meu blog: www.esperandonajanela.zip.net
    Meu twitter: @luhgosselen
    A paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu irmão, estou no UBE e vim ver seu blog. Realmente, é essencial conhecermos a Bíblia, ela é Palavra de Deus; pois ela manifesta a Jesus, a Verdade que liberta! Parabéns pelo Blog!
    Um grande abraço.
    Daniele.

    Visite meu Blog assim que puder:
    http://danielemarques.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Paz amado, sou da ube.
    mutio linda e boa sua mensagem.
    que você sempre seja um instrumento nas mão do Senhor.
    a bíblia é a boca de Deus, então temos que lê-la sempre para sabermos o que Deus tem a nos falar.
    visite meu blog se puder.e se quiser segui-lo desde já agradeço.
    fica com Deus.
    http://ainspiracaodomeuviver.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus Dr. Luiz, o site está bombando de bom. seja sal e luz sempre.
    God bless you.
    marcelo costa

    ResponderExcluir
  6. Que benção!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O Senhor continue a lhe abençoar no trabalho que tem realizado...
    Tiago 1.4-6
    Com carinho
    Joeli

    ResponderExcluir