terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conhecimento Profundo 
“De que adianta o conhecimento mais profundo se tivermos os corações mais superficiais?”-Leonard Ravenhill
Quando apresentamos alguma doença, o médico pode pedir exames que vasculhem o nosso interior. Para tais exames, a ciência conta com um aparato de equipamentos espetaculares, como por exemplo: Tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames bioquímicos com uso de materiais radioativos e tantos outros que nos deixam impressionados. Parece que todo nosso interior pode ser sondado. “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe” Salmos 139-13
Realizaram o genoma (estudo do DNA dos seres vivos) e descobriram que nós não tínhamos 100.000 tipos de genes, mas “ somente” 30.000, e pior, que este número é mais ou menos o dobro do que tem uma mosca. Muitos cientistas ficaram decepcionados. “ Como é possível termos somente esse número de genes? “ Nós somos superiores” . “ Alguma coisa está errada. “ Porém o salmo 139-6 diz: “Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não posso atingir.”
E a clonagem? Que “ maravilha”, podemos manipular a produção de seres. Dominamos a ciência, dizem alguns. Outros dizem: fizemos o papel de Deus. Só que o primeiro ser clonado, a ovelha Dolly, apresentou sinais de envelhecimento precoce. Ela foi gerada com DNA de outra ovelha, portanto carrega no seu interior a idade biológica desta.
Que situação! Podemos manipular os genes, mas com limites! Podemos olhar o interior de uma pessoa, mas com limites... Tudo é limitado, temos que entender que somos limitados. Há limites para as águas, para a Terra, para o ar e limites para o nosso conhecimento. Fico maravilhado quando Deus começa a fazer certas perguntas a Jó no capítulo 38. Fico pensando nessas perguntas, em como elas seriam respondidas hoje pelos nossos pesquisadores que são céticos, que não crêem na Majestade de Deus.
Como seriam as respostas para estes questionamentos de Deus: Quem é esse que obscurece o meu conselho sem palavras de conhecimento? (Jó 38-2). Onde você estava quando lancei os alicerces da Terra? Responda-me se é que sabes tanto. (Jó 38-4). Quem marcou os limites das suas dimensões? Talvez você saiba! E quem estendeu sobre ela a linha de medir? (Jó 38-5) Como se vai ao lugar onde mora a luz? E onde está a residência das trevas? (Jó 38-19) Você pode amarrar as Plêiades? Pode afrouxar as cordas do Órion? (Jó 38-31).
Deuteronômio 29-29 traz: “As coisa encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e nossos filhos para sempre,para que sigamos todas as palavras desta lei.” Podemos e devemos pesquisar, mas nunca devemos imaginar que conseguiremos surpreender a Deus. Ele é quem nos surpreende sempre. Ele permite que de vez em quando vislumbremos as maravilhas que criou. Ele nos ama e conhece o nosso íntimo. Este conhecimento do nosso interior profundo, faz com que Ele seja tão íntimo do nosso ser, da nossa alma.
Porém, de que adianta termos tanto conhecimento e não conhecê-Lo? O conhecimento é diferente da fé. Tendo fé, com ou sem conhecimento, é possível agradar a Deus. Porém sem fé é impossível agradar a Deus. O que você prefere? Só conhecimento ? Ou também fé?.

Espero que a pergunta feita por Deus a Jó sobre quem obscurece o Seu conselho?, possa ser respondida como Jó respondeu. “Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. (Jó 42-3). E Jó conclui: “ Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42-5 e 6).
“A convicção de ignorância é a porta de entrada do templo da sabedoria.”-C.H.Spurgeon

Nenhum comentário:

Postar um comentário