quinta-feira, 7 de março de 2013

O ´X´ da Questão.

Há uma piada dizendo que Deus primeiro fez um “rascunho” do homem e depois criou a mulher, aperfeiçoando o homem. Piadas a parte, para nós cristãos, a mulher é o perfeito complemento para o homem como ele, também, o é para a mulher. Com certeza, Deus brindou o mundo com a beleza e o amor da mulher. Podemos sempre ver que a mulher é, de um modo geral, mais aberta a cooperar e ajudar, ver as mazelas dos outros e se condoer. Esse espírito afetivo, ligado à maternidade, a torna mais humana, se é que podemos generalizar essa afirmação. Elas são mais carinhosas, mais cheias de charme do que os homens e glórias a Deus por isso. Como é bom termos as mulheres conosco, participando do dia a dia, agindo, auxiliando e enfeitando nosso mundo. Esse “enfeitando” não tem nenhuma conotação machista, mas sim a constatação que elas são mais graciosas.

Homens e mulheres devem ter em torno de 27 mil genes segundo a elucidação do genoma humano, porém, veremos que Deus as brindou com um pouquinho a mais de genes. Os sexos se diferenciam pelos cromossomos XX (mulher) e XY (homem). Esses cromossomos têm esses códigos por causa da sua aparência; um parece um X e o outro parece um Y quando vistos em microscópios. Então, para se formar um feto feminino, precisa-se de um cromossomo X vindo do homem e de um outro X vindo da mulher. Para formar o homem vem um X da mulher e um Y do homem. Isso faz com que a mulher tenha um pouco mais de genes do que o homem, pois reparem que morfologicamente o Y tem uma “perninha” a menos que o X. Essa perninha faz toda a diferença biologicamente falando. Quem sabe essa perninha faltando não seja um pedaço da costela que nos foi tirada, conforme Gênesis 2:21 “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas e fechou a carne em seu lugar

Mas, algumas descobertas são curiosas, por exemplo: segundo um estudo americano a mulher enxerga mais variedades de cores, isso devido a uma transformação no gene envolvido na percepção da cor vermelha. Isso explica, para mim, várias discussões sobre cor com a minha esposa, pois, ela enxerga diferenças, nuances entre cores que para mim são imperceptíveis. Creio que isso torna o mundo delas mais colorido, mais alegre. A mulher percebe um enfeite novo na casa rapidamente, o homem não. A mulher consegue marcar a roupa que estava usando e as que os outros usavam também, principalmente outras mulheres.

Algo que os cromossomos X e Y fazem é a diferenciação sexual carregando genes que determinam a produção hormonal em homens e mulheres. As mulheres têm uma carga grande de estrogênios e um pouco de testosterona. Isso as deixa femininas no sentido amplo da palavra, curvas pronunciadas, pele mais lisa e macia, voz mais fina e uma delicadeza muito maior do que os homens. Elas têm em maior quantidade o hormônio prolactina — não sexual — que aumenta na época da amamentação. Esse hormônio explica, segundo os cientistas, a maior tendência ao choro que elas possuem.

Todas essas explicações científicas podem dar uma falsa sensação de que somos como máquinas que reagem a produtos que recebem ou foram programadas para receber. Isso é um ledo engano, pois Deus, quando nos fez, nos fez completos e com a capacidade para produzirmos tudo aquilo que precisamos para viver na Terra. Isso inclui a produção de hormônios e a diferença sexual com que fomos criados. Deus não precisa ficar agindo “magicamente “e diariamente em cada indivíduo — hoje somos cerca de 7 bilhões de pessoas — para produzirmos este ou aquele hormônio, Ele nos fez de uma maneira que nosso corpo seja autorregulado. As descobertas científicas nada mais são do que o entendimento dos mecanismos que nos regulam. Isso tudo é, para nós, tão natural no dia a dia, que nem percebemos a complexidade e a variedade de reações bioquímicas que ocorrem constantemente em nosso organismo. Nós, cristãos, vivenciamos diariamente o natural, porém, cremos no sobrenatural de Deus. Incrivelmente, o sobrenatural de Deus passa a ser o natural e vice versa, pois cremos Nele como nosso criador.

Voltaire falou: “É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem”, porém, o Senhor diz em Gen 2:18: “ Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma “ajudadora” que lhe seja idônea.” E assim o é, um completa o outro, em cooperação, e ambos adoram a Deus, pois foram criados para o Louvor de Sua Glória.

3 comentários:

  1. Muito bom Dr. Pianowski, fantástico esse artigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que eu tinha prolactina em excesso que escorre pelo rosto quando choro até com o vento, as vezes! :)

    ResponderExcluir