sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Big Bang e a Evolução

Walter Heinrich Heitler (1904-1981), físico, recebedor da Medalha Max Planck de 1968:

"Natureza definitivamente não pode ser discutida de modo completo em termos científicos sem incluir também a indagação por Deus.

Já falamos em outros artigos do Blog sobre esses assuntos, porém, a cada dia eu percebo mais detalhes que deixam o Big Bang e a Evolução sempre como “Teoria” nunca como uma verdade. A Teoria existe para algo que cientificamente não se pode provar, porém, parece (a eles) a mais lógica explicação. Para esses pesquisadores ateus, tentar colocar uma explicação em que Deus seja o Criador lhes parece algo louco que transcende a ciência. E eles, neste ponto, têm certa razão, pois as coisas de Deus são loucura para alguns sábios e entendidos do mundo. Agora, convenhamos, é preciso muita imaginação e “fé” na ciência para explicar tudo. Temos de respeitar o direito daqueles que pensam de maneira diferente, mas, creio que muitos que começam como cientistas ateus têm grandes chances de acabarem como crentes em Deus. O físico Werner Heisenberg citou: "O primeiro gole do copo das ciências naturais torna ateu; mas no fundo do copo Deus aguarda."

Tenho certeza de que o mais sincero ateu em público é um buscador de Deus no silêncio da sua solidão. Quando a sua cabeça encontra o travesseiro macio no silêncio da noite, a sua mente tenta encontrar um descanso no conhecimento científico, mas sua alma clama por um preenchimento transcendental. A Teoria da Evolução é cheia de pontos a serem explicados. Mas, gostaria, hoje, de mostrar a relação dela com o Big Bang e sua interdependência. Essas duas teorias não se sustentam por si só, precisam constantemente de “adereços” que tentam lhe conferir um ar de credibilidade científica. A Teoria da Evolução é toda fundamentada em “deve” ter, “deve” ser. Reações químicas aleatórias “devem” ter ocorrido inicialmente entre átomos formando moléculas e depois entre moléculas formando moléculas maiores até formarem–se proteínas. Até aqui já seria um passo extraordinário para o acaso trabalhar. Saibam que hoje, com todas as condições que temos conhecimento de que a química nos oferece, é complicado chegarmos a fazer moléculas complexas como proteínas, imaginem algo assim surgir do acaso. E a situação começa a ficar cada vez mais fantasiosa quando eles afirmam que essa “sopa” de moléculas vai se transformar num tipo de célula primordial. Ora uma célula, por mais simples que seja, tem uma organização tremenda, contém uma membrana que a envolve, organelas que dão respiração, fazem a digestão, produzem proteínas etc., etc. É forçar muito a imaginação pensar que do nada desorganizado surgiu uma organização tão complexa e perfeita. 
Agora vamos pensar juntos um pouco. A Teoria do Big Bang, da qual já falei em outros artigos, surgiu da explosão e posterior expansão de um concentrado de energia que era inferior, em tamanho, a um ponto final que usamos nesse texto. Pensemos também que antes, tudo que vemos como espaço e tempo não existiam. E, reforçando o que essa Teoria tenta mostrar, essa explosão teria começado a juntar partículas microscópicas que formaram elétrons, prótons e nêutrons que originaram os primeiros átomos, inicialmente Hidrogênio depois Hélio, e, à medida que ocorria a fusão de átomos, começaram a surgir átomos de diferentes tamanhos, como por exemplo, Carbono, Nitrogênio e Oxigênio. Aqui já encontramos um grande desafio para a ciência, pois, para se formarem as moléculas que deram origem à vida, precisaríamos de átomos de diferentes números e massas atômicas, em concentrações ideais. Essa produção variada de átomos, nas concentrações ideais, é incompatível com a própria Teoria, (complicada demais para ser explicada em profundidade em um texto curto, mas tratarei disso no futuro). O problema é que pela teoria do Big Bang existem formações enormes de átomos de Hidrogênio, Hélio, Lítio que vão crescendo em sua complexidade, porém, como eles apareceram nessa junção elaborada e perfeita em temperatura e condições químicas ideais para se tornarem moléculas? De maneira aleatória? É muito complexo para ser o acaso, é muita fé no impossível para crer que isso seja possível.

E, depois dessa “reunião aleatória” de moléculas, de algum modo, algum dia, formou-se o primeiro ser vivo. Gostaria, de nos próximos artigos, falar um pouco sobre a complexidade dos seres vivos, mesmo uma simples bactéria, para que entendamos que o acaso não é “inteligente” o suficiente para montar e fazer funcionar complexidades enormes que surpreendem ao mais inteligente dos cientistas. Dá para acreditar em tudo isso? Dá para viver uma vida acreditando nessa loucura? Falando em bactérias, deixo um pensamento de Louis Pasteur, grande microbiologista do século 19. "Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário