domingo, 3 de junho de 2012

A Massa é massa...

  “Acaso se ensinará ciência a Deus, a Ele que julga os excelsos?” Jó 21:22

"Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos. "
(Albert Einstein)

Massa, de uma maneira simples, é a expressão da matéria contida num corpo. Massa é diferente de peso, enquanto meu peso aqui na Terra é de 110 Kg, na lua seria 6 vezes menor, mas a minha massa continuaria igual. A massa é algo importante para estudos. Uma das equações mais famosas do mundo, que foi feita por Albert Einstein, inclui a massa: E=mc2. Porém, essa mesma equação mostra a relação da massa com a velocidade da Luz e a Energia. E aí, a situação começa a ficar complexa e estimulante, pois a massa passa a ter um conceito que se enquadra em Energia. E a massa que conhecemos só a percebemos desta maneira quando está em repouso, quando a sua velocidade é zero. Quando há movimento há aumento da massa e, à velocidade da Luz a massa passaria a ter um valor infinito. Complicado? É, e muito. Pois começamos a entrar em algo que surpreende a cada dia os estudiosos de muitas especialidades.


O Bóson de Higgs é uma das procuras mais frenéticas de cientistas em todo o mundo. Chamam-na de “partícula de Deus”. E por que essa busca é tão importante para a comunidade científica? Porque a comunidade científica vive num impasse sobre o “antes” do Big Bang. Eles teorizam que tudo que hoje existe no Universo, ou o Multiverso, teve origem em algo que tinha volume zero e densidade infinita. Ou seja, o “nada”. E os cientistas, teorizando através de equações matemáticas complexas, chegaram ao modelo Padrão que “explica” tudo o que se sabe sobre o surgimento das partículas. Porém, com um detalhe: não explicam por que elas têm massa, por que tudo que existe; nosso corpo, as flores, as estrelas têm massa. Ora, se tudo tem massa, mas não há como se comprovar cientificamente essa origem, eles precisam desesperadamente dar sentido à teoria, e ai é que entra o Bóson de Higgs. Através de equações eles chegaram a essa partícula tão necessária para “explicar tudo”.
   

Particularmente, eu vejo isso como uma tentativa constante de tentar mostrar a formação do Universo independente do Criador em quem nós cremos. E mesmo que essa partícula seja encontrada, não muda nada para mim, pois como já disse em outras vezes, o homem só dá nome àquilo que Deus fez. É interessante uma afirmação de Louis Pasteur: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.” Vejo como certa essa afirmação: um pouco de ciência pode nos revelar verdades que são plausíveis de serem entendidas somente à luz da própria ciência, porém, ao vasculharmos profundamente algo no microcosmos ou no macrocosmos, vemos que a simples explicação do acaso para a criação da vida cai por água abaixo. Tirem a conclusão dos estudos sobre a singularidade. Os cientistas chegaram ao conceito de “singularidade” como algo que está por trás do surgimento do Universo. E o renomado físico Stephen Hawking, através de equações complexas, chegou ao Teorema da Singularidade, através do qual se tenta explicar a origem de tudo. E depois, estudando mais profundamente, com outras equações, Hawking chegou à conclusão que existem na verdade “três” singularidades, e que não se sabe como, mas essas três singularidades “são uma”. Nós, os cristãos, já sabíamos disso: são realmente “três” e esses “três” são UM: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.


A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável. "
(Galileu Galilei)


“O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. “ Romanos 11:33-36

Nenhum comentário:

Postar um comentário