quarta-feira, 22 de abril de 2020

Absoluto


Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? "
Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês"


Como definir Deus?? Acho maravilhosa a passagem em que Deus responde a Moisés: “Eu Sou o que Sou”. Isso remete à palavra ABSOLUTO, Ele é tudo; sem espaço para o nada. Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", ou seja, Ele é completo por Ele mesmo. É difícil imaginarmos o Absoluto dentro de regras e medidas, como na química em que dizia-se que o zero absoluto é (-273,15° C). Porém, estudos mostraram que é possível chegar a um valor menor, portanto, não podemos mais afirmar que esse valor é o “zero absoluto”. Cientistas da Universidade Ludwig Maximilian, na Alemanha, criaram um gás quântico mostrando isso. 

Quantas coisas mudaram de verdade absoluta para outras explicações? A ciência dia a dia faz descobertas que invalidam uma descoberta anterior. Porém, como já coloquei em outros artigos, a ciência é importante e evolui constantemente. Como disse Francis Sellers Collins (1950- ), geneticista, ex-diretor do Projeto Genoma Humano: “Não tenho razão para ver uma discordância entre aquilo, que sei como cientista que passa o dia inteiro estudando o genoma humano, e aquilo, que creio como alguém que presta muita atenção ao que a Bíblia me ensinou sobre Deus e sobre Jesus Cristo. ... A noção de que você deve escolher entre um e outro é um mito terrível que tem sido proposto, e que muitas pessoas têm aceito sem real oportunidade de examinar a evidência." 

Uma medida que a nós, de um modo geral, parece ser Absoluta é o tempo. Porém, estudos demonstram que o tempo é relativo e que inclusive sem espaço não há tempo. Isto embaralha nossa mente, porém, foi na criação do Universo que deu-se o início da existência do Tempo, pois o espaço surgiu e com a presença deste, o tempo passou a ser “contado”. E antes disso? O Tempo não existia, como nós o conhecemos e marcamos, o Cronos. Porém, como discernir a existência de algo que simplesmente surgiu e que antes não existia? No meu entender não há como, pois o que passou a existir, só pode ter vindo de algo que já existia, e essa existência, que transcende espaço e tempo, é o “Absoluto” e se explica no versículo em que Deus fala “Eu Sou”. Ele em Si é o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega. Essa característica não muda, ela é, com todas as letras, o ABSOLUTO. É maravilhoso lembrar que Deus é Absoluto, e nós somos a coroa da Sua criação.

No dicionário Michaelis temos algumas definições que só podem ser aplicadas a Deus, vejamos:

1: Que subsiste por si próprio; independente, autônomo.

2: Que não tem limites ou que não sofre restrição; ilimitado, irrestrito.

3: Que enuncia um sentido completo ou pleno. 

4: Que não se submete a condição; incondicional.

5: Que não admite contestações; incontestável, irrefutável.

Apenas Deus se encaixa nas colocações acima, Deus, o grande Eu Sou. Qualquer colocação científica pode mudar mas o EU SOU, permanece para sempre. O Absoluto Divino não se explica, se adora, pois não há como não se admirar com o que Ele é, com o que Ele fez e faz até hoje. Somos limitados, Ele, porém, não cabe nessa definição. O ateu, dentro do seu conhecimento e usando teorias, tenta explicar o inexplicável, como por exemplo: Como surgiu o Universo? Poderão dizer: pelo Big Bang, sem ter como comprovar o que causou essa “explosão”. Tentam explicar, mas são teorias. Humanamente falando, é impossível explicar, então, eu sigo adorando Àquele que é Absoluto, absolutamente.

“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.
Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”.

3 comentários:

  1. Que tremendo!!! O Absoluto, absolutamente!!! Amei!!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que artigo incrível! Deus, realmente Absoluto! Algo só pode vir a existência proveniente de algo que já existia, me chamou a atenção esse trecho. Parabéns

    ResponderExcluir