quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A Tensão Superficial Impede a Limpeza Profunda.

“A água nos lava externamente, porém Jesus, que é a Água viva, nos limpa de todas as nossas nódoas na alma”.
Por que precisamos de sabão para lavar roupa? Porque um efeito físico faz com que a camada superficial da água forme uma fina membrana como se fosse uma camada de plástico, e isso impede que a água penetre profundamente no tecido limpando por completo. Quando colocamos sabão, ele funciona quebrando essa tensão fazendo com que a água consiga penetrar no âmago do tecido proporcionando uma limpeza profunda. Usando essa ilustração, gostaria de trazer o seguinte para a nossa vida; temos à disposição a água viva que é Jesus, que vem para nos lavar completamente limpando todas as nódoas na alma deixadas pelas sujeiras que nós mesmos produzimos ou que respingaram em nossa vida. O profeta Ezequiel traz no capitulo 36:25 o seguinte: "Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas". E por que nem todos aproveitam e são limpos? Porque uma “tensão superficial” diferente impede que muitos se lavem e saciem a sua sede com a água viva que é Jesus Cristo. A tensão do dia a dia, que nos faz céticos de que Jesus tem poder para nos purificar.

No início de um ano novo, nada como entrarmos limpos, lavados e purificados por Aquele que tem poder para isso, Jesus Cristo. Vejamos; Pedro, o discípulo que vivia com Jesus e viu seus milagres e todos os seus grandes feitos, relutou em aceitar que Jesus lavasse seus pés: “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo”. João 13:8. Diante dessa colocação de Jesus, Pedro, mais do que depressa, fala a Jesus no versículo 9: “Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” Precisamos quebrar essa tensão que nos impede de sermos alvos como a neve, eliminando essa “barreira” ou tensão superficial para que possamos ser limpos e saciados pela água viva. 

A tensão em que vivemos no dia a dia; trabalho, dinheiro, viagens, discussões no lar, entre tantas outras situações, formam como que uma barreira entre nós e Deus. Às vezes, esquecemos que Ele é a solução. E com essa barreira espiritual envolvendo e impermeabilizando nossa alma, a Água Viva, que é Jesus, não nos limpa completamente. Devemos buscar um “detergente” espiritual para quebrar essa tensão e permitir a limpeza total por Jesus Cristo. E qual o nome desse detergente poderoso? “Santificação”, que é a entrega total de nossa vida a Ele com constantes orações mostrando nossas nódoas e suplicando por limpeza. Então seremos limpos e com livre acesso ao Pai. Que a tua oração diária seja o perfeito “sabonete” que permitirá a limpeza completa da tua alma. 

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

2 comentários:

  1. Acabei de ver uma mensagem do meu Rabino, falando dessa confiança em Deus. E agora eu lembre de uma musiquinha que cantava na escolinha: " o sabão lava meu rostinho, lava meus pezinhos, lava minha mão! Mas Jesus pra me deixar limpinho, lava o meu coração "

    ResponderExcluir
  2. Que legal Debbie, teu rabino e eu na mesma ação do ES

    ResponderExcluir