sábado, 6 de fevereiro de 2016

HIPOTERMIA ESPIRITUAL


“O calor do Sol pode aquecer nosso corpo, mas não pode aquecer o nosso espirito e sem esse calor divino, seremos pessoas frias num mundo com hipotermia de calor humano - o Amor. ”

O Sol situa-se a mais ou menos 150 milhões de quilômetros da Terra, o que nos permite ter uma pequena quantidade de calor vinda dele. Graças a Deus que essa distância é grande! Alguns estudos sugerem que a temperatura na borda dele chega a 5500 ͦC podendo atingir 15 milhões de graus centígrados no centro. Pode-se facilmente imaginar que se ele estivesse posicionado mais perto seríamos queimados e mais distante congelaríamos. Esse fenômeno para nós passa despercebido, pois não precisamos de nenhuma tecla que o acione.

Agora, o que muitos também não têm observado é que não temos nos “agasalhado” no amor de Deus, e isso nos leva a uma frieza espiritual não medida por termômetros tais quais conhecemos no nosso dia a dia, mas nos leva a uma “temperatura emocional” ou a emoções congeladas como Jesus já advertiu em Mat 24:12: “...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará”. Alguns que não creem em Deus podem até discordar, achando que certas emoções que sentem não necessitam d’Ele. Ledo engano, a falta de Deus em nossas vidas nos deixa como se estivéssemos com uma armadura ou um escudo de isopor que nos isola do sofrimento humano ao nosso redor e reduz o nosso mundo a esse ambiente falsamente aquecido. Os sofrimentos humanos que vemos ao redor do mundo; como guerras, refugiados, assassinatos e outras violências como as causadas pelo ISIS, parecem tão distante de nós.

Você pode se aquecer sob os raios do Sol, mas seu coração pode continuar frio se a presença de Deus em sua vida estiver distante. Do Sol precisamos manter uma certa distância, mas em relação a Deus, precisamos da Sua presença íntima em nossas vidas para recebermos Seu calor e assim termos condições de “transmitir” esse calor a tantos que precisam. Quanto mais nos distanciamos Dele, menos O sentimos e menos conseguimos ouvi-Lo. O barulho e a agitação do mundo impedem-nos de ouvir o Seu sussurro, precisamos diminuir o volume das coisas do mundo para ouvi-Lo. Quando nos alimentamos, uma das funções do alimento é nos conservar com a temperatura corporal sempre aquecida, e se sofremos uma baixa da temperatura (hipotermia), podemos morrer. O mesmo ocorre espiritualmente; a falta do alimento espiritual nos retira o calor que vem Dele e podemos morrer espiritualmente.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


2 comentários: