segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CENÁRIO MÓVEL

“O alvorecer de um novo ano pode trazer dúvidas e medos para alguns, assim como pode indicar segurança e alívio para outros. Mas, para quem está em Cristo, a lembrança da promessa d’Ele de sempre andar conosco nos faz olhar sempre para frente, como se cada dia fosse um ano novo”


“... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mateus 28:20b


Na maior parte das peças apresentadas em teatros, vemos as trocas de cenários durante a apresentação chamando a atenção para o novo ato apresentado. Isso me faz refletir na beleza do que Deus faz na vida real ao nos presentear com “cenários móveis” conforme vão ocorrendo as mudanças das estações; outono, inverno primavera e verão. Em cada uma dessas estações, observamos a natureza ao nosso redor se transformar. Vejo isso como uma pitadinha de Deus no visual ao nosso redor dia a dia. Cada novo dia representa uma nova condição e um novo cenário. Podemos associar cada uma dessas estações também com as fases da nossa vida que culmina com o inverno, representando a velhice. Se tomarmos esse exemplo, devemos lembrar que após o rigoroso inverno, tudo renasce com o surgimento da primavera colorida prenunciando o verão. Ou seja, após a velhice e a morte, nós, Cristãos, cremos no renascimento e numa vida diante de Jesus.


No Brasil, pelo tamanho e posição geográfica, não conseguimos observar essa mudança tão fortemente. No sul do país temos essa variação um pouco mais acentuada. Estive há poucos dias no Colorado (EUA), onde o próprio nome do estado já nos remete ao visual colorido que esse estado possui. Ali, é deslumbrante vermos a natureza em qualquer data do ano, porém, no outono, quando as folhas mudam de cor e começam a cair, ficamos extasiados diante da beleza à nossa frente. Nessa minha volta a esse estado no início de dezembro, fui visitar um irmão em Cristo que mora em Loveland, e antes de irmos à casa dele, demos um passeio nas montanhas e foi de tirar o folego tamanha exuberância do cenário preparado por Deus. As luzes com detalhes que imitam neve nas árvores artificiais e ou naturais mundo afora na época de Natal podem ser belas, mas não se comparam com o que vemos no “cenário divino”.


Essa comparação entre o artificial e o natural e as portas de um novo ano nos fazem refletir sobre a satisfação e alegria temporal de beleza e bens materiais em relação à beleza eterna daquilo que Cristo preparou para nós. Quem já O tem em seu coração sabe que é impossível qualquer tentativa de comparação. Como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. 1 Coríntios 2.9. Podemos achar que o ano novo será mais belo e melhor, porém, nada se compara à beleza que Deus tem para você. Busque-O e verá os cenários dos “atos” da sua história mudarem e transformarem o passado em novidade de vida.


Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.


Isaías 55:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário