domingo, 10 de maio de 2015

MANCHAS SOB A LUZ

“Quanto mais perto de Deus, mais sua Luz nos mostra, com clareza, as manchas que o nosso coração insiste em ocultar”
Quando eu tinha em torno de 10 anos de idade, já gostava de brincar com plantas e fazer “extratos” rudimentares coloridos. Essa inclinação me fez optar pelo curso de Farmácia e hoje trabalho com extratos de plantas isolando e conhecendo as diferentes moléculas que esses extratos possuem. Nessa época, adquiri um microscópio pequeno e simples onde colocava, sob as lentes, várias estruturas que gostaria de observar, como células dos vegetais, pólens e outros materiais possíveis de se visualizar através daquele aparelho. E uma visualização que me chamava atenção era a do pólen, pois quando olhava aquela massa sem o auxílio do microscópio, a mesma aparentava ter uma cor específica. Mas, quando a colocava no microscópio, além dele proporcionar uma imagem em tamanho com centenas de vezes maior, e por ter uma fonte de luz forte naquilo que estava sendo observado, mostrava-se a cor real, diferente do que meus olhos sem o equipamento viam, geralmente muito mais bela! E eu olhava maravilhado para a beleza da cor diferente que esse gameta vegetal possuía. E no meu raciocínio de criança cheguei à conclusão que o diferencial era a Luz.

Assim é a nossa vida; pode parecer limpa no escuro dos nossos pensamentos e sentimentos, porém, quando a Luz de Deus nos atinge, vemos a sujeira que aparece em nosso ser, e assim como a Luz natural do Sol nos faz enxergar melhor à nossa volta, assim também a luz de Deus perscruta nosso coração e a nossa alma, e então vemos que devemos fugir da escuridão que nos encobre e tenta nos tragar mais e mais. Na hora em que confrontamos o nosso lado escuro com a claridade da luz de Deus, vemos que é preciso nos direcionarmos pela Luz, pois as trevas encobrem os buracos e armadilhas que os nossos olhos naturais não veem.

Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Salmos 139:11,12

Vários ramos da ciência usam diferentes métodos e tipos de luz para enxergarem o que não é visível pela luz natural. Usam Luz Ultra violeta, um tipo de luz que nós usamos no nosso laboratório de pesquisa para vermos manchas (em cromatografia) de moléculas invisíveis à luz natural. Usa-se Luz Infravermelha para, por exemplo, observar fontes de calor de animais ou de humanos, muito utilizada pelos exércitos para ver o inimigo à noite. Como esses inimigos de carne e osso, temos aqueles que nos rodeiam e não vemos se não estivermos sob a Luz divina. Miguel de Cervantes escreveu:” Mais vale vergonha no rosto, que mancha no coração”. E aí, só existe um “sabão” que pode nos deixar alvos como a neve, o sangue de Jesus. Mergulhe nele e sinta a limpeza imediata e a leveza do fardo.

“Lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” Salmos 51:7b...” e ainda, “ Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor.” 1 Coríntios 4:5

Um comentário:

  1. Parabéns! Por mais uma belíssima reflexão! Que o Eterno Deus continue abençoando a sua vida e a sua família!

    ResponderExcluir