domingo, 5 de abril de 2015

Frio e Escuridão



“A escuridão nos traz medo e o frio nos traz desconforto, mas poucos percebem que a solução para isso é uma só, a Luz. Como Deus é a Luz do mundo, Ele é a solução para esses e outros problemas que enfrentamos”

Essas duas palavras, frio e escuridão, exprimem o que sentimos, mas na realidade elas não existem por si só, sua existência acontece pela falta de algo. Lembrei-me disso por ter visto há algum tempo um artigo sobre uma conversa que o cientista Albert Einstein teve com um professor que tentava mostrar que Deus não existe utilizando-se da contradição entre o bem e o mal. Mas, agora vamos nós, um século depois, falar sobre esse assunto tentando colocar numa perspectiva bíblica. Às vezes, o que vemos ou sentimos realmente não existe de uma maneira independente. É importante lembrarmos isto, porque tentamos todo o tempo achar balizadores para as diferentes situações que vemos e ou enfrentamos. E muitas vezes tentamos medir nossos problemas com a régua errada; como o frio não pode ser medido por um equipamento, medimos a “falta de calor” que é o que nos dá a sensação de frio, bem como a “falta de luz”, que nos dá a sensação de escuridão. Assim é com nossos problemas, precisamos medir o que nos falta e que nos traz o frio e a escuridão.

Qual a solução para acabar com o frio e a escuridão? É uma só: a Luz. A Luz tanto ilumina como aquece. O Sol, quando está no auge do dia, expulsa a escuridão e se não estiver mais longe da Terra, como acontece no inverno, nos impede de sentir Frio. Que fique claro que eu não estou aqui querendo propagar que Deus é somente uma Luz, o que eu quero é mostrar, usando a passagem bíblica em que Ele afirma ser a Luz do mundo, que Ele é quem pode nos tirar da escuridão e aquecer nosso coração gelado nesse mundo com tanta tristeza. Vejamos: “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12

Como combater a escuridão que tenta nos abater? Com a Luz. E como combater o frio de nossa alma? Com a mesma Luz. Quando chegamos a essa conclusão, percebemos que somente Jesus Cristo pode nos tirar da escuridão espiritual e aquecer nosso coração. Quando nos sentimos desanimados, como que derrotados, e nosso coração se esfriou da fé que tínhamos, achamos que é o fim do caminho. Porém, quando lembramos que Jesus prometeu estar sempre conosco, o nosso coração se aquece. Que possamos nos lembrar daquela passagem bíblica em que os discípulos estavam no caminho de Emaús, tristes, cabisbaixos, pois achavam que o fundamento da Fé deles havia morrido (Jesus havia sido crucificado na sexta) e não notavam que ao seu lado caminhava o Cristo ressurreto. Mas depois de pararem para comer, Jesus abençoou o pão e desapareceu de diante deles. Então eles comentaram o seguinte: “E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” Lucas 24:32. Deus aqueceu o coração deles resfriado pelas notícias do mundo. Que as notícias do dia a dia não nos façam esquecer que a Luz que ilumina e nos aquece está sempre conosco.

O filósofo Platão há séculos atrás afirmou o seguinte: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Essa frase de Platão nos leva ao versículo de João 3:19: “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más”. No entanto, que a passagem bíblica de 1 João 1:5-7 nos faça andar “iluminados e aquecidos” por Ele: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário