segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Monte Inabalável


“Os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”. Salmos 125:1

Final do ano geralmente fazemos uma avaliação do que se passou neste ano e pensamos no próximo que está chegando. E a tendência de uma grande parte da população é de desânimo; com tantas notícias negativas tanto no cenário nacional como internacional. E eu, pensando num artigo para esse final de ano, não conseguia deixar de lembrar do Salmo 125, versículo 1. E dali vem o exemplo da postura que devemos ter em nossa vida, independente dos “abalos ao redor”. É normal termos preocupações quando à nossa volta as notícias que lemos, ou assistimos, tendem a ofuscar a esperança de tempos bons. Além dos problemas particulares que todos, com algum grau de complexidade, enfrentam. Embora a percepção de cada um referente ao ano que terminou possa mudar, logicamente, pois para alguns, independente das crises que o mundo passa, o ano pode ter sido bom, com conquistas profissionais, econômicas e ou amorosas entre outras.

Mas o que precisamos sempre ter em mente e principalmente no coração, é a confiança inabalável que devemos ter em Deus, para que não nos desestabilizemos com as tempestades que por vezes teimam em cair sobre nós. Como o Monte de Sião, que passa por abalos na base e problemas e dificuldades ao redor dele, mas, ele mesmo permanece firme e inabalável. Sião significa cume, também pode ser interpretado como ensolarado. Biblicamente, notamos a interpretação significativa de fortificação. Reparem que os livros de 1º Reis e 1º Crônicas relatam que Sião foi conquistada pelo rei Davi. Depois, Sião passa a significar o local da morada de Deus na Terra, e, por fim, no Novo Testamento, com a vinda de Jesus, a importância e firmeza de Sião foram estendidas àqueles que creem na Rocha Eterna, a “pedra angular”, que não por acaso foi colocada por Deus em Sião, como se lê em 1º Pedro 2:6: “Por isso é que se acha na Escritura: Eis que ponho em Sião a principal pedra angular, eleita e preciosa, E aquele que nela crê, não será envergonhado”. Quanto a essa passagem que nos lembra o significado da vinda de Jesus e a ligação especial de Deus com a Terra Santa, lembrei-me de uma frase de Billy Graham que um Pastor amigo me enviou: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na Lua, foi Deus descer e pisar na Terra”

Portanto, devemos conquistar, como Davi, o monte Sião na nossa vida, afastando os nossos medos e inseguranças, tendo Jesus como fortaleza inabalável que toma esse significado quando depositamos toda nossa confiança Nele. Então, as “tempestades e tremores” da vida não nos abalarão, poderão deixar marcas, mas, a certeza da segurança que é estar na Fortaleza do Senhor nos enche de paz e tranquilidade para andarmos nos “vales” que estão em volta do Monte, sem nunca nos afastarmos da sua sombra protetora e reconfortante. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Salmos 91:1-2

Um comentário:

  1. Excelente Pianowski! Nada melhor que começar o ano com essa palavra maravilhosa.
    Silmara Sasso

    ResponderExcluir