quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Árvore Brilhando


Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8.12

Não devemos deixar que a luz do mundo que tenta mostrar o nascimento de Jesus seja mais visualizada e mais valorizada que a luz Dele, que está em todo aquele que nele crê. Quando não temos luz suficiente num ambiente, não podemos observar com clareza tudo o que nos rodeia e não temos a exata percepção de tudo em volta. Reparem que dependendo da luz de um ambiente, percebemos muito pouco dele, como formas, cores e espaços. Poderemos nos ferir batendo em quinas e poderemos até cair. Assim é também na nossa vida; sem a luz adequada, podemos trilhar por caminhos que nos machucam e que muitas vezes nos fazem cair. Nos dois casos, no mundo físico e no mundo espiritual, alguma fonte de luz é necessária. Uma é a luz do mundo, que tanto é importante para o nosso dia a dia como também pode nos atrair para aquilo que não é real. E a outra é a luz de Deus, que evita que nos enganemos principalmente com os erros espirituais; erros aos quais a luz do mundo, ofuscando nossos olhos, pode nos induzir, pois atrapalha o discernimento do certo e do errado.

Não vejo problemas em comemorar o Natal com luzes as mais diferentes e enfeites os mais atraentes, pois se um filho nosso faz aniversário, gostamos de fazer uma festa colorida e cheia de brilho, imagine para o Filho de Deus? O grande problema que vemos é a confusão muito grande entre o nascimento de Cristo e o burburinho do comércio em geral. Essa “festa” gigantesca nos faz esquecer do aniversariante. Festejamos, comemos, bebemos sem a presença Dele. Cadê Ele? Aí entra a necessidade de sermos “árvores brilhantes” e, principalmente, frutíferas. Brilhantes como as estrelas de Belém que apontaram para Jesus, mostrando aos três reis magos como encontrá-Lo. E frutíferas, pois quem nos vê, vê a Luz que vem Dele e decide trocar as “luzes” do mundo pela verdadeira Luz que Ele emana. Vamos nos misturar aos enfeites natalinos brilhando, mas apontando para Ele.

Sabe qual o presente que Jesus mais almeja? É o seu coração. Ele não está interessado em incenso, ouro ou mirra, mas sim no nosso coração. Se você já o deu a Ele, com certeza você é uma dessas árvores humanas brilhantes que apontam para Ele. Que inversão maravilhosa então acontece! Ele aniversaria e nós ganhamos presentes, além de Tê-lo como um presente de Deus para nós. Presente diário e eterno. Muitos ainda não tomaram para si tal presente oferecido por Deus. Encontram o dom do Natal somente em livros, filmes e músicas. Não entendem que Ele é real e acessível dia e noite, um “banco 24 horas” de amor carinho e compreensão que nos libertou do pecado e do erro. Ele veio para que tivéssemos vida! E não somente para os nossos dias limitados aqui, mas para todo o sempre. Seja mais um a brilhar nesse Natal, vamos ser as árvores ambulantes de Jesus, cheios de luz, para que Ele seja visto.

Um comentário: