domingo, 14 de setembro de 2014

Medir o Infinito

“Quando tentamos medir o infinito, observamos que ele não tem começo nem fim, então chegamos à conclusão que há algo maior e que comanda essa “medida imensurável”, e esse algo chama-se Deus.”


O termo costuma dar um nó na cabeça de muitos, pois remete a algo impensável e impossível quando o comparamos ao nosso tempo de vida. Tudo ao nosso redor, inclusive o corpo que vestimos e abriga o nosso espírito, tem uma duração de tempo. Aí começa o grande problema de tentar medir ou pelo menos explicar o infinito, pois do latim, infinítu (símbolo: ∞) é um adjetivo que denota algo que não tem início nem fim, ou não tem limites, ou que é inumerável. A própria definição usual para nós é de algo que não se pode medir, algo inumerável, então como definir o que nos é complicado medir? É também um nome que representa o que não tem limites. Agora vejam esse versículo: “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. Isaías 55:9. Palavras de Deus através do seu profeta.


Portanto nós homens que tamanho teríamos se, supostamente, fossemos medidos nessa régua que na realidade é inexistente? O tempo de vida do homem físico é menor que qualquer ponto mensurável entre o nada e o tudo. Nosso tempo de vida é tão pequeno que não há como subtrair do infinito. Pense quanto é infinito menos 80 anos? Continua sendo infinito, vamos tentar algo maior: quanto é infinito menos 2 milhões de anos? Infinito. Dizem os cientistas que o Universo tem 12 bilhões de anos (já falei sobre isso) então pensemos quanto é infinito menos 12 bilhões de anos? Continua sendo infinito. E quando observamos essas contas que têm a mesma resposta vemos que isso nos mostra o Absoluto que é o tudo; o Eu Sou, ou seja, Deus.


É interessante colocar que muitos pensadores consideravam o infinito como algo impensável, irracional, ou seja, impossível de existir. Mas isso deu um nó científico e filosófico em tantos, quando só o fato de pensar que não existia nada antes da criação do mundo se mostrava (para eles) mais irracional ainda, fazendo negar o infinito ao mesmo tempo em que concebiam ser impossível a existência do nada. Portanto do nada ao Infinito existe algo maior, que nós cristãos sabemos que é Deus. A percepção do infinito muda de acordo com o observador; para o astrônomo, ele é o céu que não tem fim, para matemáticos e físicos, símbolo imprescindível para realizar suas equações, para os poetas, é principalmente a tradução de amor “finito” em algo que parece ser infinito naquele instante. Para o cristão, é a certeza da eternidade, é o símbolo representativo de algo que não tem início ou fim. Se você tem dúvidas, deixo aqui algumas perguntas que Deus fez a Jó: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes, ou quem a mediu com o cordel? “ Jó 38:4-5


Você e eu podemos usar o símbolo do infinito para indicar o nosso tempo de vida entre a que vivemos aqui na Terra e a que viveremos na nova Canaã, pois Jesus morreu por mim e por você para termos direito a essa vida infinita e podermos passar a eternidade juntos. Pense nisso...

2 comentários:

  1. Bom dia
    Tudo bem?
    Acompanho seu Blog a algum tempo.
    Hoje participo de uma Comunidade Viva. http://cmviva.org/site/, vou sugerir para colocarmos no nossos estudos de terça feira, essa ultima matéria publicada.
    No mais um forte abraço a Família.
    Sandro Pianowski

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Irmão Pianowski pelas belíssimas postagens que nos inspiram a buscar conhecer mais e mais o nosso Grandioso Criador: DEUS!

    ResponderExcluir