domingo, 22 de junho de 2014

Download Divino

“Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito”. Salmos 147:4-5

Como lemos no versículo acima, Deus é ilimitado, porém, nós somos limitados. O Cérebro sabe tudo de nós, mas nós sabemos pouco sobre ele. E por mais que o estudemos sempre existirão dúvidas. Podemos dissecá-lo, analisá-lo minuciosamente, e assim mesmo nos sentiremos ignorantes diante de tanta complexidade. Pesa em torno de 1,1 kg, mas se quiséssemos produzir um computador tão eficiente quanto ele, seriam necessárias toneladas de equipamentos e, mesmo assim, nunca reproduziríamos a capacidade analítica geral do cérebro bem como suas tomadas de decisões independentes de programas pré-instalados. Não temos programas pré-instalados, temos decisões a tomar, e elas podem ser buscadas só no conhecimento que o mundo nos dá. Porém, ao que crê, a busca principal é a sabedoria que vem do alto.

“Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” Colossenses 2:2-3

A estrutura cerebral, embora pequena, tem números estrondosamente grandes; a começar pela quantidade de neurônios (células cerebrais). Possuímos em torno de 100 bilhões destas células especiais. Esse impressionante número de células produz interações entre elas e pela ação de neuromoduladores e neurotransmissores podem chegar a produzir em torno de 225 milhões de bilhões de diferentes interações. O cérebro, embora pequeno, usa em torno de 20 % de todo oxigênio que respiramos; e para irrigar essas bilhões de células (com nutrientes e oxigênios) são necessários 160.000 km de vasos sanguíneos na massa cerebral. 

Interessante que Aristóteles achava que o cérebro tivesse somente a função de “resfriar” o sangue. Esse pensamento errôneo contrasta com mais uma comparação com os nossos conhecidos computadores. Segundo o livro The Human Mind (A Mente Humana), caso fosse construído um computador tão complexo como o cérebro humano seria necessário um “resfriador” da máquina de tamanho gigantesco, do tamanho de uma cidade, além de necessitar de uma usina elétrica somente para abastecer essa máquina. E mesmo assim, ela não seria capaz de tomar decisões independentes de programas pré-instalados.

Tanta beleza e eficiência são importantes, porém, o coroamento dessa “máquina espetacular” é o uso de um “software divino”, um programa que pode ser instalado no cérebro de todo aquele que estiver disposto a fazer um “download celestial” e receber Dele a sabedoria necessária. Há vários desses “softwares” à disposição de todos. Um se encontra em Tiago 1:5 que diz o seguinte: “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada”. Viram só? Gratuito e pronto para usar, não precisa de WiFi disponível, a ligação se dá diretamente com Aquele que nos fez. Olhe para a Luz divina e as sombras da tua vida ficarão para trás. 

Um comentário:

  1. Maravilhoso! Cada postagem é mais significante e nos mostra claramente o quão importante somos nós para Aquele que nos criou! Parabéns, irmão Pianowski! Que o Eterno Deus continue iluminando a sua mente!

    ResponderExcluir