terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Parar para Revisão


“Se não pararmos para revisão espiritual, falhas carnais poderão nos parar" 

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Santo Espírito.
Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 

Nosso corpo precisa de revisão sistemática e não somente quando apresentamos algumas “falhas” e então procuramos ajuda em consultórios médicos. Porém, o mais indicado é fazermos revisões preventivas. E, como não somos constituídos somente de corpo físico, mas de espiritual também, nesse caso, a revisão é feita no divã de Jesus que, para nossa sorte, não liga o cronometro marcando um tempo limitado para nos ouvir. Ele, como o único “psiquiatra espiritual” autorizado pelo “fabricante”, Deus, é quem pode revisar e restaurar todos os sentimentos e danos na nossa alma causados por “mau” uso ou “tempestades” que enfrentamos pela vida. A estrada da vida contém “buracos” ou ciladas espirituais que nos danificam e tentam nos parar, e por vezes nos param mesmo. Diferente das estradas que trafegamos com os nossos carros a “estrada da vida” conta com a assistência do “fabricante” 24 h por dia. Não há lugar em que Ele não esteja atento e pronto a ouvir-nos e ajudar-nos. O Salmo 139:7-12 deixa claro que Ele não nos abandona em lugar nenhum, e transforma tudo aquilo que é treva em luz:

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz.

Após a revisão avançamos, pois o passado, como o próprio nome diz, ficou para trás, e o presente influenciará todo o nosso futuro. Revisados e sarados estaremos aptos a desfrutar do melhor da vida bem como a enfrentar as intempéries que possam surgir. Revisar rima com recomeçar, pois, muitas vezes, não temos a continuação de algo que fazíamos e sim um recomeço. Nunca encontramos o amanhã, pois quando pensamos que ele chegou, já é hoje e no horizonte se apresenta um novo amanhã. Porém, nós, os que cremos em Jesus Cristo, temos sempre a certeza que o amanhã existirá, aqui na Terra ou no céu com Ele. Por isso, nesse ano novo que se inicia, devemos lembrar Romanos 8:35 a 39.

Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Que em 2014, você, revisado e curado, possa usufruir completamente do versículo abaixo:

Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Desejo a você e a sua família: saúde, paz, conquistas, vitórias e acima de tudo muita graça, unção, conhecimento e sabedoria da parte de Deus neste novo ano que se inicia!
    Ah... Lembrando que publiquei esta reflexão, mensagem em meu blog, pois achei maravilhosa! Muito obrigado pela compreensão!

    ResponderExcluir