domingo, 20 de outubro de 2013

Relativismo

“Qualquer filosofia que trate apenas do aqui e agora não serve para o homem.” (Billy Graham)


Se procurarmos no dicionário, uma das definições de relativismo é: “Doutrina segundo a qual a ideia de bem e de mal é variável conforme o tempo e a sociedade”. Reparem como isso está acontecendo muito na sociedade atual e porque não falar dentro da própria igreja. Tentando justificar o que fazemos, mas que não deveríamos fazer, tentamos de alguma maneira achar uma “brecha” legal e espiritual para, de alguma maneira, nos iludirmos que o erro que estamos cometendo é justificável. Vemos isso nas noticias em geral; nas respostas mais estapafúrdias para atos ilegais cometidos pelos infratores das leis constitucionais. Para isso, usam das mentes privilegiadas de advogados que sabem aproveitar todos os artifícios legais para livrá-los da pena que lhes cabe.


O problema é que muitos que reconhecem a Bíblia como a nossa constituição celeste, muitas vezes procuram driblar a força de uma palavra ou de uma ordem divina tentando usar subterfúgios imaginários para aplacar o sentimento de culpa que a transgressão da palavra traz. Devemos ser como Paulo, o apóstolo, que sabia a cada instante que errava, mas não tentava se justificar usando vãs teorias, apenas declarava em alto e bom som aquilo que ele reconhecia e não relativizava: “Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim” Romanos 7:15-20


Paulo não relativizava, sabia que errava diante do que Deus colocou na constituição celeste, pois era humano, e declarava isso para que todos soubessem que ele errava e que nós iríamos errar também. O errar faz parte de nossa fraqueza humana, tanto que para isso Deus nos proveu do único advogado com OAC (Ordem do Advogado do Céu) vejam em I João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”. Reparem que escrevi Ordem do Advogado do Céu (Advogado no singular), pois Deus deixou só ele com condições de nos defender no “Fórum Celestial”; vejam em I Timóteo 2:5: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. 


Quando tentamos “fugir” da verdade de Deus, estamos optando por viver uma vida feliz aqui na terra, que em média é de 80 anos, e deixando de desfrutar a Eternidade com Ele. Não há como relativizar, infelizmente, líderes tentam mudar as verdades bíblicas deixando-as mais suaves para as suas ovelhas, mas a palavra não muda e devemos nos fixar nela e agir como o salmista no Salmo 119:93-94: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado. Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.”

Temos de viver em um mundo politicamente correto. O problema é que esse viver não pode nos mudar interiormente a ponto de aceitarmos tudo e sairmos do “Biblicamente correto”. Devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Não existe meia verdade e nem em cima do muro para Deus. A Bíblia não pode ser mudada por um grupo de congressistas como se muda a constituição. Ela é pétrea e dura para sempre. Não devemos nos esquecer de I Pedro 1:24-25: “Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada”. 

Toda vez que o homem pensa em navegar para longe de Deus, o diabo tem sempre um barco pronto.” (Billy Graham)

2 comentários:

  1. Pois é, meu irmão... lendo o texto, acabei me lembrando de Balaão. Deus já havia dito que ele não fosse com os homens de Balaque, e como ele, nos ocorre muitas vezes de "consultar ao Senhor mais uma vez" para ver se porventura Ele muda sua vontade... Miserável homem que sou!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meu irmão... Agradeço a Deus por usar seus instrumentos na defesa da verdade! Me alegro quando acesso este espaço e encontro estas maravilhosas explanações. Que o Eterno Deus continue abençoando você e a sua família! Lembrando que publiquei esta postagem em meu pequeno e humilde espaço.

    ResponderExcluir