quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Flagelo bacteriano - Um “flagelo” para a teoria da evolução.


Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; I Cor 1:27.

No dicionário podemos encontrar a definição de flagelo tanto como algo que mostra calamidade como um filamento que ajuda na locomoção de protozoários e bactérias por exemplo. O que quero mostrar é que o mecanismo microscópico existente nos flagelos de uma bactéria podem levar os teóricos da evolução a um “flagelo mental”; algo como uma tortura mental para tentar explicar como o “acaso” desenvolveu tantas maravilhas. Veremos um pouco da complexidade de engenharias biológicas, mecânicas, estruturais e outras mais que têm de ser aplicadas para se “compreender” esse mecanismo intrincado.

A unidade de medida nanômetro é usada quando temos algo microscópico para medir. Essa unidade significa que: 1 nm é igual a 1 milímetro dividido por um milhão. Ou seja, nós pegamos um mm e dividimos em pequenos pedaços um milhão de vezes. Portanto, é algo extremamente pequeno e de visualização possível somente com microscópios de alta resolução. E, o flagelo da bactéria, visível apenas em tais microscópios, é uma estrutura impressionante que serve para que certas espécies de bactérias possam se locomover e isso intriga a comunidade científica pela complexidade estrutural com que foi desenvolvida.

Copio abaixo um resumo do que é apresentado na web no endereço http://creationwiki.org/pt/Flagelo: “O flagelo bacteriano é composto por cerca de 25 proteínas diferentes, cada uma delas em várias cópias, variando desde umas poucas a algumas dezenas de milhares. É acionado por um motor rotativo com um diâmetro de apenas 30 a 40 nm. Muito parecido com o moderno motor rotativo, o flagelo bacteriano é composto por várias partes diferentes que realizam diferentes funções, tais como um motor rotativo, uma bucha, um eixo de transmissão, um regulador de rotação por switch, uma junta universal, uma hélice helicoidal e um promotor rotativo para automontagem.[1] O filamento do flagelo bacteriano é um tubo oco composto de proteínas, e é de apenas 20 nanômetros de espessura. É helicoidal, e tem uma curva acentuada do lado de fora da membrana externa chamado "gancho" que permite que a hélice possa apontar na direção oposta da célula. Um veio corre entre o gancho e a estrutura basal, passando através de anéis de proteínas em membranas da célula que atuam como rolamentos”.

Como podemos notar, é algo que deixa qualquer pesquisador intrigado, pois, além de perfeito, é estruturalmente magnífico! Algo tão pequeno, porém tão exuberante e com características de funcionamento surpreendentes, fazendo com que alguns cientistas o chamem de “estrutura irredutivelmente complexa”. É claro que sempre existirão aqueles que tentarão explicar o inexplicável, porém, essa “engrenagem” celestial, que foi criada por Deus, não pode ser completamente entendida, mas sim completamente admirada. As estrelas nos mais altos céus e as microestruturas ao nosso redor só demostram a grandeza da criatividade de Deus.

Segundo o Instituto Americano de Física: Os projetos estruturais e os mecanismos funcionais revelados na maquinaria complexa do flagelo bacteriano poderiam fornecer novas tecnologias que viriam a se tornar uma base para a futura nanotecnologia, da qual deveremos ser capazes de encontrar muitas aplicações úteis. 

Creio que todos os cientistas incrédulos um dia se renderão a Deus e compreenderão que certas respostas não lhes cabem descobrir, pois o Senhor reservou para Sua exclusiva autoridade e sabedoria. Continuarão procurando e se desgastando na busca de coisas que pertencem unicamente à sabedoria do nosso Deus Todo-Poderoso até que um dia, quem sabe, esgotadas as tentativas da sabedoria humana terão em mente perfeitamente esclarecida a infinita superioridade da sabedoria e do poder do Criador do Universo. Nesse dia clamarão usando um versículo dos Salmos: “Tira de sobre mim o teu flagelo; estou desfalecido pelo golpe da tua mão”. Salmos 39:10

Um comentário:

  1. Gostei de teu comentário. Muito bom. E a citação de salmos achei ótima

    ResponderExcluir